Rio Sena, cenário de filmes românticos, será revitalizado para as Olimpíadas

Os parisienses podem comemorar! Conhecido por muitos como um dos lugares mais românticos do mundo, o Rio Sena está impróprio para banho há um século e agora vai passar por uma revitalização. A previsão é gastar cerca de US$ 2,3 bilhões cerca e R$ 11,5 bilhões.
O rio, que se estende da região de Burgundy passa por toda a extensão de Paris e vai desbocar no Mar da Normandia, é considerado um dos mais poluídos da Europa.
Cenário de filmes românticos, como Moulin Rouge, Paris para Sempre, O fabuloso destino de Amélie Pulan, o Rio Sena está entre os principais cartões-postais da capital francesa. Desde que foi escolhida para sediar os próximos Jogos Olímpicos, em 2024, Paris planeja revitalizar a bacia d’água para que volte a ser um dos mais belos do mundo.
Mais vida para Paris
De acordo com testes feitos para verificar a qualidade das águas do Sena, o afluente está em perfeitas condições, só é necessário que a população colabore, evitando sujá-lo e contribua para manutenção.
No local, é comum encontrar vasos sanitários, restos de bicicletas e patinetes, fora seringas, chupetas e cotonetes.
Segundo o governo de Paris, o projeto para revitalizar o rio Sena foi cobiçado desde que foram sorteados para sediar um dos próximos Jogos Olímpicos. O projeto está em execução.
Mas a mudança para preservar o rio mais romântico do mundo começou lá atrás, em 2018, quando a prefeitura da “Cidade Luz” decidiu multar as casas flutuantes que ficam no Sena poluindo suas águas.
Em meio a um cemitério de bicicletas descartadas, carrinhos de compras, pneus e muito mais lixo, a esperança surgiu. Uma pesquisa de qualidade da água em julho de 2022 descobriu que a balneabilidade da água era “extremamente boa”.
Nadando no Sena
Agora que o governo está trabalhando para que a qualidade da água do rio continue boa, os primeiros a nadar nas águas do Sena serão os nadadores olímpicos que participarão das Olimpíadas em 2024.
“Seremos os ‘testadores’, espero que não fiquemos doentes”, disse o triatleta francês Thibaut Rigaudeau. Ele ainda acrescentou que as pessoas já estão fazendo perguntas como ‘você tem medo de nadar no Sena? Parece nojento.’
Como novidade, o Sena será a peça central da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, que pela primeira vez na história acontecerá ao longo das margens do rio e sobre ele, e não no estádio.
Agora, os românticos de Paris poderão novamente navegar pelo Sena sem medo de pegarem qualquer tipo de doença!
Leia mais notícias boas:
- Idoso de 93 anos termina Maratona de Paris e chora como herói. Vídeo
- Sai ranking das 25 cidades mais bonitas do mundo! Tem Brasil na lista!
- Cidade que afundou há 3 mil anos ressurge no rio Tigre conservada
Preservando o rio
No planejamento, mais de meio bilhão de euros serão destinados a enormes bacias de armazenamento e outras obras públicas que reduzirão a necessidade de deixar as águas do Sena filtrarem toda a sujeira da capital francesa.
Uma instalação de armazenamento está localizada perto da estação de trem Austerlitz, em Paris, e pode evitar que até 20 piscinas olímpicas de água suja sejam levadas até o rio.
Buscando além dos jogos, o projeto quer que Paris tenha pelo menos cinco locais ideais para banho, prometendo revigorar toda a comunidade para nadar no calor do verão!
Com informações e Meio Ambiente News e Good News Network.

Mulher que salvou brasileira de estupro em trem será condecorada em Paris
Sai ranking das melhores cafeterias; tem 7 brasileiras na lista
Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo
Uso da energia limpa supera o do carvão pela 1ª vez na história
Idoso de 95 anos cria fã-clube de Taylor Swift em casa de repouso
Homens se unem para resgatar três baleias encalhadas em praia; vídeo
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara