Sai edital do Mais Médicos: 6 mil vagas abertas para regiões vulneráveis

Saiu o novo edital do Programa Mais Médicos para o Brasil. São 6.252 vagas em todo o país, incluindo 1.000 novos postos inéditos para a Amazônia Legal.
A ação é uma forma de o governo repor profissionais em localidades distantes, que deixaram de ser atendidas nos últimos anos. Ao todo, as vagas serão distribuídas em 2.074 municípios e com isso, mais de 96 milhões de brasileiros terão acesso médico de atenção primária.
“Um dos mais importantes méritos do programa Mais Médicos é a prioridade para a formação no SUS, no trabalho das unidades básicas, pois é no cotidiano dos serviços de saúde que são vividos os problemas e construídas soluções, através de um processo de aprendizado permanente”, explicou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
O novo edital
Na primeira fase, os gestores dos municípios vão indicar quantas vagas precisam preencher em cada localidade. Em seguida, em um novo chamado, será a vez dos médicos se inscreverem para a seleção, tendo prioridade os profissionais que são formados em cursos de medicina no Brasil.
Até o fim do ano, o Governo Federal espera abrir um total de 15 mil vagas, chegando ao número de mais de 28 mil médicos atuando em todo território brasileiro.
Regiões de alta vulnerabilidade
O edital destina 47% das vagas às regiões de alta vulnerabilidade social – aquelas que carecem de projetos sociais efetivos. A intenção é fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e o atendimento às Unidades Básicas de Saúde (UBS),
Isso representa 1.118 vagas aos municípios de extrema pobreza e 1857 para municípios com categoria alta ou muito alta de vulnerabilidade.
Outras 666 vagas estão indicadas no edital para cidades com mais de 100 mil habitantes e baixo rendimento per capita.
Os municípios de média vulnerabilidade representam 27,5% das vagas do edital, 1.721, e as outras 14,3% vagas serão para reposição.
Incentivos para os médicos
Para participar do edital do Mais Médicos, é preciso ser profissional brasileiro ou intercambista, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que têm o Registro do Ministério da Saúde (RMS). Assim como anteriormente, médicos brasileiros seguem tendo prioridade na seleção.
Buscando aperfeiçoar o programa, o governo federal vai oferecer oportunidades de especialização e mestrado, benefícios proporcionais ao valor mensal da bolsa e direito a compensação do valor pago pelo INSS e licença maternidade e paternidade.
Profissionais brasileiros, que foram formados pelo Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), terão ajuda para quitarem seus débitos.
Leia mais notícias boas
- Programa Mais Médicos vira Mais Saúde para o Brasil e será relançado hoje
- Justiça manda prorrogar contratos do Mais Médicos; 1,7 mil profissionais em áreas carentes
- Médicos não poderão mais cobrar taxa de parto no ES: decisão da justiça
Próximos passos
Para disponibilizar as vagas aos municípios, o Ministério da Saúde levou em conta o total autorizado para o Mais Médicos conforme Sistema de Gerenciamento de Programas do Ministério da Saúde, além daquelas ociosas e desocupadas.
A Secretária de Atenção Primária à Saúde vai publicar no endereço eletrônico do Mais Médicos a lista completa dos municípios com adesões renovadas e as respectivas vagas confirmadas.
O Mais Médicos foi programa criado em 2013, durante o mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, para suprir a carência de médicos em municípios do interior e nas periferias, onde muitos profissionais não querem trabalhar.
Ao todo, mais de 15 mil médicos já passaram pelo programa, que beneficiou mais de 60 milhões de pessoas em todo o Brasil, informou o governo.
Com informações do Ministério da Saúde.

Dólar derrete após cessar fogo no Irã; menor nível desde maio de 2024
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video
Imagem gigante de Cristo em prédio leva amor e esperança ao centro de São Paulo; vídeo
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”