Aluna de escola pública vence concurso de redação e ganha visita a Havard

Uma aluna brasileira, de escola pública venceu um concurso nacional de redação e recebeu um presente inusitado. A convite, ela foi conhecer a Universidade de Harvard, referência internacional em pesquisa e na formação de profissionais influentes no mundo todo!
Ana Laura Freire de Souza, de 17 anos, aluna do Ensino Médio no Ceará, agora tem certeza: sonhos podem ser realizados.
Com o uniforme da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Caic Maria Alves Carioca, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza, Ana Laura foi para Cambridge, nos Estados Unidos, conhecer a Universidade de Havard.
A redação
Tudo começou quando ela participou do Harvard Book Prize Brazil, que recebeu 103 redações de 34 escolas brasileiras, entre públicas e privadas. Sonhando em cursar Medicina, a jovem conquistou o 1º lugar na prova.
O tema da redação foi o desemprego. Daí para frente, foram semanas de escrita, pesquisa, correção e novas reflexões sobre os efeitos do desemprego no país.
“Eu refleti muito sobre o desemprego, fome e desilusão de jovens que não conseguem emprego e acabam para drogas e prostituição. Tem pessoas que passam por isso porque não veem outra saída”, disse Ana Laura.
A estudante também se dedicou muito a aperfeiçoar os detalhes. “Todo sábado, eu sentava e começava a escrever o que tinha pensado durante a semana. Toda segunda eu levava para o meu professor de redação, que me ajudava”, afirmou.
Modesta, Ana Laura disse não acreditar no resultado do concurso: “Eu fiz a redação e enviei sem expectativa, porque não acreditava que poderia tirar o primeiro lugar e ser destaque”.
Orgulho da família e da escola
Na escola, a alegria é de todos, mas especialmente da Dona Jacinta, avó da adolescente e funcionária do colégio.
“É muito gratificante ir para fora representar um colégio público de um bairro que é conhecido como o lugar da violência. Sim, uma estudante de colégio público é capaz de chegar onde quer.”
O professor de redação, Francisco Roque, destacou a dedicação da adolescente.
“O esforço da Ana Laura foi muito importante porque desde o primeiro momento ela sentiu vontade de participar e de fazer o trajeto com qualidade. Isso se refletiu na escrita, na pesquisa e na correção até o último momento”, disse.
Para o professor, por mais que a estudante tivesse obtido apoio, o resultado do concurso é do esforço dela.
“Eu recebi a notícia e fiquei muito feliz pelo resultado dela, é um esforço coletivo, mas também muito particular dela. Nós corrigimos, indiquei elementos e ela foi construindo a redação com um método muito dela, uma vontade de melhorar.”
Leia mais notícias boas
- 5 segredos para a felicidade! Pesquisa de Harvard mostra o que fazer
- Brasileiro que vendia laranjas na feira se torna mestre em Harvard
- Aluno de escola pública é aceito em Harvard e mais 3 universidades americanas
O sonho
No último dia 18, Ana Laura foi para os Estados Unidos. Em Havard, a estudante visitou os departamentos dos cursos de Relações Internacionais, Ciências Políticas, Economia e Educação. Participou de uma aula com um professor da Universidade.
“O que mais me marcou na viagem foi na primeira noite, quando a gente teve um jantar com uma comunidade de brasileiros que estudam em Harvard e vê que existem pessoas como a gente com a capacidade de ir fora”, disse Ana Laura.
A experiência internacional ampliou as possibilidades da estudante, mas um sonho antigo permanece como objetivo. Ana Laura quer entrar no curso de Medicina e planeja ir para exterior para se especializar em cardiologia.
“Eu sempre falei e senti que queria cursar Medicina e indo para essa viagem refleti muito e pensei muito que é isso que eu quero. Vi as relações internacionais e me apaixonei, mas quero realmente cursar Medicina.”
Veja um trecho da redação da adolescente
“O maior desafio atual do Brasil é o desemprego. Segundo o IBGE, “O Brasil registrou a 16° pior taxa do mundo em 2021, sendo a região com maior concentração de desempregados no Nordeste, com taxa acima da nacional: 16,1%”. Esse dado corrobora: somos sim um dos países mais afetados no mercado de trabalho. […] Esse fato ocorre por falta de oportunidades e má educação. Muitos cidadãos não têm o ensino superior e ainda alguns não tiveram sequer a oportunidade de serem alfabetizados. Tal problema abrange mais as comunidades marginalizadas e ocasiona famílias sem terem o que comer, pais com crianças em casa e sem ter condições de alimentar seus filhos.”
 
    Com informações do Diário do Nordeste

 Imagine Dragons em Brasília; Dan Reynolds, que sofre de depressão, pede que ninguém desista de si mesmo
Imagine Dragons em Brasília; Dan Reynolds, que sofre de depressão, pede que ninguém desista de si mesmo Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025; veja ranking
Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025; veja ranking Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças” Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR