Imposto de Renda, último dia. Mesmo incompleta, entregue a declaração

Atenção! Hoje (31) é o último dia para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2023. Então corra que ainda dá tempo. E tem um detalhe importante, se você não conseguiu terminar de preencher.
Especialistas sugerem a entrega da declaração, mesmo se ela estiver incompleta. Depois depois você pode corrigir, se necessário, e evitar pagamento da multa que é de R$ 165,74, no mínimo, podendo chegar a 20% de todo o imposto devido.
Pela estimativa da Receita Federal, devem ser enviadas 39,5 milhões de declarações este ano, mais de 8,8% em comparação a 2022. Até segunda-feira (29), mais de 33,2 milhões de declarações foram entregues.
Para prestar a declaração
A Receita Federal disponibilizou um download para o programa em que é feita a prestação da declaração, basta clicar aqui.
Atenção: a partir de amanhã não será mais possível trocar o modelo da declaração, de simples para completa ou vice-versa.
A recomendação é que todas as informações sejam checadas e validadas pelo contribuinte antes do envio da declaração.
Programa Geral da Declaração
O preenchimento e a entrega podem ser feitos por meio do Programa Gerador da Declaração relativo ao exercício de 2023 disponível para download no site da Receita.
Também há um serviço online Meu Imposto de Renda e pelo Portal e-CAC ou pelo aplicativo para tablets e celulares.
Leia mais notícia boa
- 1º lote da restituição do imposto de renda será pago na próxima semana. Veja datas
- Imposto de renda via PIX. Quem optar vai receber primeiro a restituição
- Prazo para declarar Imposto de Renda termina em 3 semanas. Como fazer?
Prioridades
Aquele que fizer a declaração pré-preenchida ou optar por receber o valor da restituição por meio da chave Pix (desde que a chave seja o CPF do cidadão) terá prioridade no recebimento da restituição, sempre respeitando as prioridades legais, como idosos, professores e pessoas com deficiência.
O pagamento das restituições foi dividido em cinco grupos mensais até 29 de setembro, de acordo com a data de entrega da declaração.
A declaração deste ano apresenta uma novidade em relação a quem tem investimentos na bolsa de valores, no mercado futuro ou em investimentos semelhantes: a obrigatoriedade da declaração para esse público foi flexibilizada.
Com informações da Agência Brasil