Menino salva priminha engasgada. Aprendeu em curso dos Bombeiros

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Menino salva priminha engasgada. Aprendeu em curso dos Bombeiros
O menino Davi, salvou a priminha Bianca, que estava engasgada, usando a manobra de Heimlich que aprendeu num curso de bombeiros mirim em Mossoró. Foto: Reprodução/Core Resgate.

Um menino, de 10 anos, salvou priminha que estava engasgada com arroz. Ele usou técnicas que aprendeu num curso dos bombeiros. Davi Leite correu, aplicou a manobra de Heimlich e fez com que a pequena Bianca Oliveira, de 1 ano e 3 meses,  voltasse a respirar.

A ação do pequeno herói foi no último dia 12, na zona rural de Apodi, no município de Mossoró (RN) e  Davi salvou a priminha diante da mãe e da avó que estavam desesperadas.

“Como mãe do Davi, fico muito feliz e orgulhosa de saber que meu filho salvou uma vida, jamais poderia esperar que tal situação pudesse acontecer em minha casa”, disse z conselheira tutelar e mãe do menino, Paula Santos.

Pequeno herói

Tudo aconteceu na casa da avó dos dois. Bianca estava sendo alimentada pela mãe e em um momento desesperador a bebezinha se engasgou e perdeu o fôlego.

A mãe e a avó da menina não sabiam o que fazer e entraram em desespero. Elas até tentaram desengasgar a menina, mas não conseguiram.

O tempo corria contra a família, mas Davi fez um ótimo uso das técnicas de salvamento e primeiros-socorros que aprendeu no curso de Bombeiro Civil Mirim.

A boa ação

Ele se lembrou da técnica Heimlich para bebês. Davi apoiou sua prima no braço com a cabeça para baixo e aplicou cinco batidas com a mão nas costas dela. Foi o que salvou a garotinha!

A mãe de Davi ficou toda orgulhosa do gesto heróico do filho.

Paula ainda agradeceu aos profissionais do Core Resgate, responsáveis pelo curso.

“Ressalto aqui a tamanha importância do projeto desenvolvido pela equipe do Core, e em nome de toda a minha família, agradeço por salvarem a vida de minha sobrinha”, disse.

Leia mais notícia boa

Cidadania e primeiros socorros

Davi fez parte de uma turma com mais de 200 crianças que aprenderam técnicas de primeiros socorros, cidadania e outras disciplinas.

O curso de Bombeiro Civil Mirim é realizado por voluntários, em Apodi e nas regiões próximas.

“São oito encontros no total, sempre aos finais de semana, para que as crianças e adolescentes não sejam retirados de suas rotinas de estudos durante a semana”, explicou o bombeiro civil Alécio Marinho.

Voltado para meninos e meninas com idades entre 8 e 16 anos, o curso ensina vários conceitos com brincadeiras lúdicas e testes de disciplina.

Depois dos encontros, todos os participantes passam por um batismo e recebem um “diploma” de conclusão.

Formado por uma equipe colaborativa que mistura, pedagogos, psicólogos, educador físico, enfermeiros e bombeiros civis, o curso tem foco nas comunidades rurais da região.

Número de emergência

A ação do menino Davi foi muito importante, mas caso você não tenha alguém que saiba primeiro-socorros próximos, há outra solução!

Em caso de engasgos, o Samu (192) e os bombeiros (193) estão 24 horas de plantão.

Ao ligar para os números de emergência acima, profissionais capacitados do outro lado da linha podem orientar as manobras que devem ser realizadas na pessoa que está com as vias obstruídas.

Veja como funciona na ilustração abaixo

A manobra Heimlich, que Davi usou para desengasgar sua prima, é recomendado pelo Corpo de Bombeiros como primeiro-socorros. Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros.

A manobra Heimlich, que o menino usou para salvar a priminha engasgada, é recomendada pelo Corpo de Bombeiros como primeiro-socorros. Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros.

O menino Davi, salvou a priminha Bianca, que estava engasgada, usando a manobra de Heimlich que aprendeu num curso de bombeiros mirim em Mossoró. Foto: Reprodução/Core Resgate.

O menino Davi, salvou a priminha Bianca, que estava engasgada, e deixou a mãe orgulhosa. Foto: Reprodução/Core Resgate.

Com informações de Mossoró Hoje e Agência Brasil.