Só Notícia Boa
Comercial

Emílio, um gambá influencer do RS, é resgatado para se tratar com fisioterapia e acupuntura. Video.

Renata Dias
25 / 06 / 2023 às 10 : 32
O gambá levava vida de influencer e agora está sob os cuidados da Delegacia do Meio Ambiente. - Foto: reprodução redes sociais
O gambá levava vida de influencer e agora está sob os cuidados da Delegacia do Meio Ambiente. - Foto: reprodução redes sociais

Emílio, um gambá influencer do Rio Grande do Sul, foi resgatado e passará por um intenso tratamento que inclui fisioterapia e acupuntura. Com mais de 150 mil seguidores, Emílio estava sob responsabilidade da tutora Cris que o achou ainda bebê.

Desde então, Cris coloca a rotina de Emilio no TikTok, transformando o gambá em celebridade. Ele comia frutas e verduras e, segundo a tutora, era levado com frequência ao veterinário. Autoridades investigam denúncias de maus-tratos ao gambá influencer.

A tutora nega e diz que tratava com animal com carinho e amor e que o encontrou já bastante fragilizado. Os exames mostram que o bichinho tem lesões nos ossos das patas traseiras, hérnia de disco, alteração renal, aumento do fígado e alteração pulmonar.

Comercial

Cuidados específicos

Integrantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) e da Polícia Civil (PC) cuidam do gambá Emílio, apreendido em Montenegro, região metropolitana de Porto Alegre.

Para os especialistas, as lesões do gambá influencer foram causadas, provavelmente, por causa das condições inadequadas em que o animal estava sendo mantido.

O gambá, que tem menos de 2 anos, precisará de fisioterapia semanal pelo resto da vida, que pode chegar a cinco anos em cativeiro.

“Negar a assistência veterinária a um animal que esteja com dor pode ser considerado maus-tratos, e o gambá em questão se encontrava nessa situação, afirmou a analista ambiental Fernanda de Azevedo Liborio.

Leia mais notícia boa:

Investigações

Para o tenente-coronel Rodrigo dos Santos, do Corpo de Bombeiros, é crime contra a fauna, manter espécime silvestre em cativeiro sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

A delegada Samieh Saleh, da Delegacia de Meio Ambiente da PC, informou que há um inquérito instaurado para investigar a situação de maus-tratos.

Emílio está sob tutela do Ibama e sua destinação será decidida pelo órgão federal após a observação da evolução do tratamento.

Polêmica

A operação de resgate de Emílio envolve muita polêmica.

Cris, a tutora, é apontada pelos seguidores como alguém que cuidava e tratava do animal, mas para os especialistas, há sinais de maus-tratos e descuido com o bichinho.

O Só Notícia Boa acompanha os desdobramentos!

Com informações da TV Cultura e Secretaria do Meio Ambiente do RS 

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial