Rio acaba com “elevador de serviço” nos prédios da cidade, contra o preconceito

Chega dessa história de “elevador de serviço”, muitas vezes usado para discriminar pessoas. A partir de agora, os edifícios vão ter de acabar com a distinção entre elevadores “social” e de “serviço” na cidade do Rio de Janeiro.
A proibição é clara: vale para residenciais e comerciais. Quem descumprir pode ser multado em até R$ 5 mil. A ordem estabelecida em lei, sancionada pelo prefeito Eduardo Paes, veta o uso dessas expressões.
Publicada no Diário Oficial, a lei pretende “coibir qualquer tipo de discriminação”. A exceção fica para aqueles elevadores utilizados exclusivamente para o transporte de cargas.
Fim do preconceito
Para o historiador e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Álvaro Nascimento, a ordem é bem-vinda no esforço de extinguir um preconceito embutido contra empregadores e prestadores de serviço.
“É uma medida razoável, mas não sei se vai servir de forma efetiva para combater o racismo e a discriminação já que a própria construção dos edifícios tem estruturas que separam os dois grupos [moradores e prestadores de serviço].”
O professor destacou ainda que é necessário intensificar as “ações afirmativas” por parte das autoridades e dos colégios na busca pelo fim da discriminação especialmente contra as pessoas pretas.
Leia mais notícia boa
- Discriminação racial, religiosa ou de orientação sexual tem delegacia específica no CE
- Brasil contra o preconceito! Injúria racial agora dá até 5 anos de reclusão, igual ao crime de racismo
- Mães pretas criam escolas pelo fim da discriminação de crianças negras
Punição com direito à multa
A punição para quem descumprir a lei passa por etapas até o pagamento da multa:
- Inicialmente, o contraventor será advertido;
- Se voltar a cometer a infração, estará sujeito a multa de R$ 5 mil;
- O valor da multa será atualizado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial – IPCA-E, ou outro índice que venha substituí-lo.
Uma outra lei de 2003 já proibia qualquer tipo de discriminação nos elevadores existentes no município do Rio de Janeiro
Com informações do jornal Extra

Dezembro terá 2 chuvas de estrelas cadentes e Superlua; veja
Caminhoneiro salva gatinho preso no poste com ideia incrível; vídeo
Quem é o idoso de 92 anos que correu 44 km na maratona de Curitiba; vídeo
ANEEL divulga bandeira amarela para dezembro; energia mais barata
CNH vai ficar 80% mais barata sem autoescola; veja como tirar após a mudança aprovada
Já montou sua árvore de Natal? O dia passou, mas ainda dá tempo
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal