ITA abre 1ª unidade no Nordeste; oportunidade para futuros cientistas

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) terá, pela primeira vez, uma sede localizada no Nordeste do Brasil. Uma notícia boa que foi muito comemorada. Além de uma expansão da sede de São Paulo, essa nova unidade também trará novidades.
O anúncio foi feito pelo Ministro da Defesa, José Múcio, e pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno. Segundo eles, a futura unidade cearense do ITA contará com cursos voltados para estudos sobre energia, que será o grande diferencial.
A decisão de criar uma unidade no Ceará se deve ao fato de que aproximadamente 40% dos aprovados no ITA são estudantes cearenses. O Ministro José Múcio enfatizou o compromisso do governo federal com a educação e anunciou que o protocolo de intenções para a nova unidade será assinado nos próximos 20 dias.
Como funcionará
A proposta inicial é oferecer cursos que já existem no ITA de São Paulo, mas também estão sendo consideradas novas opções, com destaque para os estudos sobre energia.
O Ceará é um estado que se destacou no desenvolvimento da energia eólica e projetos de produção de hidrogênio verde, tornando-se um local ideal para a expansão dos estudos nessa área.
O Ministro Múcio falou da importância de proporcionar educação de alta qualidade no Nordeste.
“Queremos que o ITA do Ceará tenha a mesma qualidade de São Paulo”. Com essa iniciativa, o ITA fortalece sua presença regional e contribui para o desenvolvimento educacional e tecnológico da região Nordeste do Brasil.
Leia mais notícia boa:
- Aluno de 15 anos é aprovado no vestibular do ITA
- Gênio de 14, aprovado em 11 vestibulares, tem desempenho incrível na universidade
- Rapaz que vendia banana frita é aprovado em medicina
Mais oportunidades
Para José Múcio e Marcelo Kanitz, esse projeto é um presente para o Ceará e todo o Nordeste brasileiro, invertendo o fluxo de oportunidades para futuros cientistas e permitindo que eles permaneçam na região.
“Estamos decididos e vamos comunicar ao presidente da República que, nos próximos 20 dias, na data que ele decidir, assinaremos o protocolo de intenções. É um projeto irreversível e um presente para o Ceará, por merecimento pelo investimento feito na área de educação”, disse o ministro.
O Comandante Damasceno acrescentou que os próximos passos envolvem a criação de um caderno de necessidades e de um projeto básico, mantendo o compromisso de manter o padrão de qualidade do ITA.
O projeto básico está previsto para ser finalizado até o dia 4 de outubro, com a subsequente realização da obra e a definição dos cursos que serão ministrados.

Com informações de Agência Brasil