Alunos do Ensino Médio terão incentivo com poupança para continuarem estudando

Essa é para os estudantes! O governo federal criou um programa de bolsa permanência e de poupança para alunos de baixa renda que estão no ensino médio. Assim, eles querem incentivar esses jovens a permanecerem na escola e concluírem seus estudos.
Eles poderão receber um valor mensal e, ao final do ano letivo, terão a oportunidade de sacar uma quantia maior. Esses fundos serão depositados em uma conta poupança registrada em nome do estudante.
O programa vai ajudar jovens com renda familiar per capita de até R$ 218 reais. O valor certinho da bolsa e outros critérios de operação ainda serão definidos pelos ministérios da Educação e da Fazenda.
Para participar o estudante precisa…
Os alunos terão que ter uma frequência mínima nas aulas e deverão ser aprovados no fim do ano letivo.
Ah, e ainda precisa fazer a matrícula para o ano seguinte.
Os que estão no último ano do Ensino Médio também precisam participar dos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica e do Enem.
Se os estudantes não cumprirem as condições estabelecidas ou saírem do programa, os valores já depositados em suas contas serão devolvidos ao fundo.
Ler mais notícia boa
- Projeto de rede de cosméticos ajuda a combater evasão escolar
- “Mais emprego, menos prisão”; diz Juiz cansado de mandar prender adolescentes
- Alunos de escolas públicas do NE ganham chips com internet grátis para aulas
Entendendo como funciona a lei
Essa é uma Medida Provisória, o que significa que foi uma decisão do presidente da República.
Então, a MP já está em vigor, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em 120 dias para não perder a validade.
O governo vai destinar R$ 20 bilhões para criar e gerir o fundo que financiará a poupança dos estudantes.
A Caixa Econômica Federal será responsável por administrar os valores.
Reduzir evasão escolar
Evasão escolar é quando os alunos param de estudar antes de terminar uma parte importante da escola, como o ensino fundamental ou médio.
De acordo com informações do governo, 16% dos alunos abandonam a escola no ensino médio, sendo o primeiro ano o mais crítico, com mais casos de abandono, reprovação e desistência.
E isso pode acontecer por muitos motivos, como ter dificuldade nas matérias, problemas em casa, falta de dinheiro, não estar motivado ou até começar a trabalhar cedo.
E esse projeto pode ser uma ferramenta importante para incentivar jovens a concluírem os estudos.
Com informações de Agência Brasil.

Endrick é o nome mais buscado no Google e bate 20 milhões de seguidores no Instagram
Piso salarial de professores da educação básica agora é de R$ 5.130; sancionado pelo presidente
Cães e gatos resgatados ganham ensaio fotográfico lindo para feira de adoção na Paulista
Hino Nacional Brasileiro é eleito o mais bonito da Copa pelo The New York Times
Ator escolhido para viver Gilberto Gil em musical de Falabella se emociona ao conhecer Gil; vídeo
Sem asfalto nem postes de luz, Jericoacoara é eleita 2 vezes entre as praias mais bonitas do mundo
Tratamento revolucionário cura queimaduras no rosto de jovem sem deixar marcas; impressionante
Coruja ferida vira mãe de 500 filhotes órfãos, ensina como sobreviver e emociona santuário
Adolescente que teria 8 meses de vida vence o câncer e se forma após promessa da médica
Servente de pedreiro e bailarino: Pedro faz cookies para participar do Festival de Joinville; vídeo
Novas regras do Pix vão permitir pagamento por aproximação e limites personalizados
Recorde da CazéTV no YouTube dispara durante a Copa e faz história na internet