Filho de diarista e alterador é aprovado na USP: “Não posso acreditar”

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Filho de diarista e alterador é aprovado na USP: “Não posso acreditar”
Filho de diarista, Matheus foi aprovado na USP pelo Provão Paulista. Foto: G1.

Essa história é aquele exemplo de determinação que todos nós precisamos conhecer. Filho de diarista e de um alterador de mercadorias, um estudante batalhou para fazer o curso dos sonhos na Universidade de São Paulo (USP). Com a lista divulgada, ele será o primeiro da família aprovado na universidade!

Matheus da Silva, de 18 anos já tinha tentado outras faculdades, mas sem sucesso. Na Unicamp, o rapaz não conseguiu fazer a prova porque não tinha dinheiro para pagar a inscrição. Mesmo indo muito bem na redação do Enem, ele não conseguiu a vaga que queria pelo Enem-USP.

A última tentativa era o Provão Paulista, iniciativa do governo de São Paulo que leva estudantes ao curso superior. Agora, o rapaz vai cursar o curso dos sonhos em uma das melhores universidades do país!

Vencendo barreiras

Os desafios foram muitos para Matheus, morador de Santo André.

No ensino fundamental, ele estudou em uma escola de tempo integral voltada para preparar alunos para o vestibulinho das Etecs.

Mas perto do prazo, ele acabou perdendo a inscrição.

“Eu ficava pensando que, se não conseguisse nem passar no vestibulinho, não iria conseguir passar no vestibular. Aí eu fiquei bem desanimado. E comecei a estudar bastante. Agora estou aqui”, disse.

Para ser aprovado, o garoto teve uma estratégia especial: focar nos exercícios.

“Eu não estudei de forma tradicional, que é você estudar a teoria e depois aplicar ao exercícios”. Eu fazia os exercícios direto, pegava as questões que estavam erradas e estudava por elas, aí eu aumentava bastante os meus certos”, contou.

Última chance

Matheus apostou todas as fichas no Provão Paulista.

“Eu fiz a Unesp, a Fuvest e o Enem. A Unicamp eu não consegui fazer porque não tinha dinheiro para pagar a inscrição”, lembrou.

Pelo Enem ele conseguiu a vaga de geologia na USP, mas não era ainda o que queria. Seu sonho era seguir carreira na matemática aplicada, por isso, optou pela Estatística no Provão.

Leia mais notícia boa

“Não acredito”

E quando a notícia boa chegou, Matheus não conseguiu acreditar.

“Não posso acreditar”, disse ele em voz alta ao ler que havia sido aprovado.

Com um sorriso na boca, ele levou as duas mãos à boca e se afastou do computador.

“Convocado para matrícula na segunda opção, como ampla concorrência”, leu o estudante.

E ele correu até a escola Estadual Educador Pedro Cia, onde fez o ensino médio, para pegar todos os documentos que precisa para fazer a matrícula.

Parabéns por essa nova etapa, Matheus!

Na escola onde fez o ensino médio, Matheus ganhou o carinho dos profissionais. Foto: G1.

Na escola onde fez o ensino médio, Matheus ganhou o carinho dos profissionais. Foto: G1.

Com informações de G1.