Como deixar Wi-Fi de casa mais forte e evitar travamentos na internet

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Como deixar Wi-Fi de casa mais forte e evitar travamentos na internet
Para deixar o Wi-Fi mais forte, é preciso acabar com barreiras entre o roteador e os aparelhos conectados. Nunca deixar dispositivos perto dele. - Foto: Getty Images.

A internet da sua casa vive travando? Para deixar o Wi-Fi mais forte na residência tente a regra dos 30 cm.

Aman Bhatti, especialista em Proposições e Marketing da Sky, ensina que é preciso deixar dispositivos que estejam conectados à rede com pelo menos 30 centímetros de distância do roteador. Nunca perto dele.

“Para obter o melhor desempenho do Wi-Fi, tente manter seu hub a 30 cm ou mais de distância de outros eletrônicos, como alto-falantes, estação base de telefone sem fio, TVs, etc…”, ensinou o especialista.

Os motivos do sinal fraco

Isso acontece porque quando estão muito próximos, os dispostivos podem sugar toda a conexão, deixando aparelhos distantes com sinal fraco.

Além disso, manter o roteador atualizado e reduzir obstáculos da rede também ajudam e muito!

Regra de ouro

Dispor o roteador em casa é um dos maiores problemas de quem tem internet Wi-Fi e Aman Bhatti lembra que a regra dos 30 cm nunca deve ser deixada de lado.

A explicação é simples: assim, nenhum aparelho é 100% beneficiado pelo sinal, roubando toda a internet.

Além disso, Aman chama a atenção para momentos especiais, como o Natal, quando famílias costumam enfeitar as casas com luzes.

“Grandes obstruções podem impactar negativamente o sinal. “Isso é algo para se pensar especialmente na época do Natal , quando a adição de uma decoração festiva, como a sua árvore de Natal, pode funcionar como um obstáculo extra!”, contou.

Leia mais notícia boa

Outras dicas

Assim como a regra dos 30 é importante, há também outras maneiras de contornar os travamentos e as baixas velocidades do Wi-Fi. Veja algumas delas!

  • Reinicie o roteador: alguns travamentos podem ser resolvidos ao reiniciar o roteador. Tirar da tomada e esperar alguns minutos, conforme operadoras indicam, pode sim resolver os problemas.
  • Posicione o roteador em um bom local: fuja de espelhos e procure locais pensando na antena. Ela é a responsável por espalhar o sinal pela casa e caso encontre algum obstáculo, a função pode ser prejudicada.
  • Mude a senha e o nome da rede: se você percebe que a rede está sobrecarregada, alguém pode estar usando o sinal. Nesse caso, é imprescindível que você troque a senha e o nome da rede, fazendo com que todos os dispositivos conectados a ela sejam derrubados.
  • Considere um repetidor: o repetidor de sinal pode ajudar a otimizar o sinal da rede. Eles ajudam a propagar o sinal para a casa toda e, se instalados em locais estratégicos, fazem toda a diferença na hora de navegar.
Uma alternativa também é espalhar repetidores de sinal pela casa. Foto: iStock.

Uma alternativa para deixar o wi-fi mais forte é espalhar repetidores de sinal pela casa. – Foto: iStock.

Com informações de The Sun.