Cinema brasileiro vai ter streaming de graça; mais de 400 opções

O orgulho gerado pelo filme “Ainda Estou Aqui”, com três indicações para o Oscar, vai muito além do que se imagina. No segundo semestre do ano, será lançado um canal de streaming gratuito do cinema brasileiro. O “Tela Brasil” vai reunir o melhor da produção nacional. Por enquanto, os títulos selecionados estão sendo mantidos sob sigilo.
O canal é resultado da parceria entre o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e o Ministério da Cultura. A plataforma está em construção. Foram investidos R$ 4,2 milhões para licenciar 447 obras audiovisuais.
A ideia é ampliar o interesse pelo cinema nacional, aproveitando o sucesso de “Ainda Estou Aqui”, além de democratizar o acesso. Escolas, bibliotecas e todas as instituições que promovem educação terão prioridade.
Um canal para todos
De acordo com a Universidade Federal de Alagoas, será um espaço digital aberto e acessível. A proposta é que cineastas, diretores de TV e vídeo, videoartistas, produtores, estudantes e o público compartilhem e assistam à variedade de arte produzida no Brasil.
A plataforma está em fase de construção e foi criada do zero com o apoio de mais de 60 profissionais. “Envolvemos especialistas de diversas áreas, inclusive de cinema e acessibilidade”, afirmou Luciana Santa Rita, coordenadora do projeto na universidade. “Houve ajustes e melhorias nas telas e funcionalidades, além de testes de segurança.”
Há pesquisadores da Ufal, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), da Escola de Belas Artes de São Paulo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade de Coimbra (Portugal).
Leia mais notícia boa
- Histórico: Oscar indica Ainda Estou Aqui para 3 prêmios: Fernanda Torres Melhor Atriz; Selton comemora
- Fernanda Montenegro posta vídeo do novo filme dela, que estreia em março. Assista
- Auto da Compadecida 2 tem maior bilheteria em estreia de filme nacional
Mistérios sobre os títulos
Detalhes do projeto são mantidos em segredo, como, por exemplo, o catálogo com os títulos dos filmes.
Já se sabe que a plataforma vai reunir obras licenciadas do governo, como o acervo da Cinemateca Brasileira e da Funarte, além de licenças recém-adquiridas de obras contemporâneas.
As produções terão, obrigatoriamente, recursos de acessibilidade comunicacional, incluindo legenda, legendagem descritiva, audiodescrição e janela de Libras.

Maqueiro herói entra em rio e salva criança autista que estava se afogando no RJ
Coelha salva família toda de incêndio de madrugada em casa, no Amazonas; vídeo
Alison dos Santos é ouro de novo, agora em Oslo e segue invicto; o Piu voa!
Rayssa Leal entra para lista da Time das pessoas mais influentes do mundo
Copa do Mundo: lojas e shoppings vão liberar funcionários antes dos jogos do Brasil, no DF
Filha de brasileira vence 28 candidatos e será juíza federal nos Estados Unidos
Mulher salva vizinho que teve ataque cardíaco de madrugada; filho dele pediu socorro
Aposentado ganha prêmio da loteria em dobro e fica milionário: “melhor erro que já cometi”
Jennifer Lopez chora ao falar de Ainda Estou Aqui e emociona Fernanda Torres; vídeo