Veja como a Páscoa é celebrada no mundo; ressurreição de Cristo

Na Páscoa, os cristãos ocidentais reservam os dias para celebrar a ressurreição de Cristo, mas em cada lugar do mundo há uma maneira diferente de reviver o momento. Em comum, unindo as culturas, há o respeito ao sentido da Semana Santa e as comidas tradicionais. Existem semelhanças com a Páscoa judaica, que comemora o êxodo dos judeus do Egito, como os pães tradicionais e o “sacrifício” de abrir mão de alguns prazeres, como bebidas alscoólicas e carne.
Já os católicos ortodoxos celebram a Páscoa em outro período. Em 2025, será em 20 de abril. É que eles seguem o calendário juliano, enquanto os ocidentais se orientam pelo gregoriano. No Brasil, as religiões de matriz africana também celebram a Páscoa no mesmo período dos ocidentais, suspendendo atividades nestes dias e optando pela reclusão para reflexão e respeito.
Se no Brasil, o ovo de chocolate é simbólico, na Alemanha e no leste da Europa, o costume é pintar casquinhas de ovos e preenche-las com guloseimas delicadas. O ovo representava a fertilidade no Egito antigo. Além do Brasil, nos Estados Unidos, na Alemanha, na Suécia, na Suíça, no Canadá, na Malásia, na Austrália, na Índia e nas Filipinas, há o costume dos adultos “esconderem” os ovos para as crianças procurarem. Brincadeira que passa por gerações.
Sacrifícios da Quaresma
Os mais tradicionais e religiosos guardam costumes na Quaresma, evitam ingerir bebida alcoólica, abrem mãos de pequenos prazeres da alimentação, como doces e chocolates, e muitas vezes recusam convites para festas e diversões. Em vários países, há o costume de não comer carne vermelha na Sexta-Feira Santa, numa demonstração de humildade.
No Brasil, as famílias tentam escolher pratos com bacalhau ou peixe. No México, os cristãos evitam qualquer prato com carne durante todo o feriado. No domingo, na França, há um verdadeiro banquete com cordeiro e um bolo em forma ovelha. Por sinal, cordeiro também é o prato principal na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Alemanha e na Austrália.
Na Índia, os cristãos têm o hábito de manter uma pequena caixa de oferendas em dinheiro de dezembro até a Páscoa, no final do feriado doam para a Igreja os valores preservados.
Leia mais notícia boa
- Hospital faz bebês recém-nascidos virarem coelhinho da Páscoa; esperança
- Baiana cria ovo de Páscoa de camarão e iguaria choca as redes; vídeo
- Garoto de 17 anos adotado ganha primeiro ovo de Páscoa da vida. Veja reação
Bolos, roscas e pães especiais
Na Itália, no Reino Unido e Austrália são servidos bolos recheados de frutas secas, enfeitados com uma cruz, para simbolizar o sacrifício da crucificação de Cristo. Na Irlanda e no Reino Unido, o bolo trem 11 bolas no topo, que representam 12 apóstolos exceto Judas.
Há, ainda, o pão tradicional da Páscoa feito com uma massa doce feita de farinha, leite e ovos. É uma das grandes tradições da Semana Santa em todos os países latinos.
Uma tradição indica que era um rito pagão oferecido como forma de gratidão à terra com um bolo doce feito de mel, figos e nozes. O costume de comê-los nessa época surgiu na Itália, na mesma época que os ovos de chocolate, segundo o ABC Color.

Mega da Virada é lançada e prêmio recorde chega a R$ 850 milhões; veja como jogar
Amizade improvável entre menino e bem-te-vi encanta as redes; vídeo
Michael Jackson é o artista morto que mais faturou em 2025; veja ranking da Forbes
Nícolas Prattes diz que filme “Minha Vida com Shurastey” vai “aquecer o coração”
Divulgada a primeira mochila voadora chinesa, atinge 100 km/hora; assista
Imagine Dragons em Brasília; Dan Reynolds, que sofre de depressão, pede que ninguém desista de si mesmo
Turbina eólica de duas cabeças pode solucionar desafios da indústria
Brasil lança guia para livrar galinhas de confinamento na indústria hoteleira e de alimentos
Alerta de relógio inteligente salva brasileiro de infarto fulminante
Menino de 9 anos doa células-tronco e salva o pai com leucemia; já tiveram alta