Hugo Calderano é campeão no Tênis de Mesa na China, faz história e é elogiado por jornalista chinesa

O brasileiro Hugo Calderano fez história no Tênis de Mesa ao vencer Wang Chuqin, um chinês vice-líder no ranking mundial, em uma virada épica na semifinal da Copa do Mundo de Tênis de Mesa em Macau, no último fim de semana. E o recorde do brasileiro elogiado pela jornalista chinesa Yli Wang, com vídeo sobre ele nas redes sociais.
Yili não só destacou a importância de Hugo ao se tornar campeão mundial, como mostrou para os brasileiros, o quanto o esporte do país pôde superar expectativas.
“Vencer os chineses era praticamente impossível, mas em 2025 um brasileiro foi lá e fez história”, reflete a jornalista e professora de mandarim. Para ela, a vitória de Hugo pode ser até mais impressionante que a de uma copa do mundo de futebol.
O homem que acabou com a China
Yili lembrou que, pela primeira vez na história do tênis de mesa, a bandeira brasileira foi levantada em uma disputa tão importante, já que as conquistas chinesas eram quase que “tradicionais”.
A professora, que tem uma escola de mandarim no Rio de Janeiro, também elogiou a pronuncia do brasileiro, que deu uma entrevista falando em chinês após a vitória. E os elogios ao brasileiro não pararam por aí.
“A vitória do Hugo não foi uma vitória do tênis de mesa, mas foi uma vitória contra o impossível, contra o ninguém nunca conseguiu”, disse Yili, em um vídeo postado no Instagram.
Leia mais notícia boa:
- Hugo Calderano é campeão mundial de tênis de mesa! O primeiro fora do circuito Ásia-Europa desde 2017; vídeo
- Repórter fofa chinesa explica porque Brasil ganha e Trump perde na briga com a China; vídeo
- Navio chinês resgata tripulação brasileira que ficou vários dias à deriva no mar
Quem é Yili Wang
Yili é professora de mandarim e fundadora da escola de idiomas “Oi China”, com sede no Rio de Janeiro e presença digital ativa.
A instituição oferece cursos online e promove intercâmbios culturais em Beijing e Shanghai, criando oportunidades para brasileiros que desejam conhecer mais de perto a cultura e a língua chinesas.
O sucesso da marca também se estende ao TikTok e ao YouTube, onde Yili compartilha conteúdos bilíngues que misturam humor, educação e reflexões culturais.
Autora do livro “Vai ver se eu estou na China”, Yili também tem se dedicado à missão de fortalecer os laços entre os povos. Em uma entrevista à mídia chinesa, ela destacou seu compromisso com a diplomacia cultural.
“Eu nasci na China e amo muito minha pátria. Podemos realizar um excelente trabalho de comunicação não governamental. Acredito que, se os jovens se unirem, o Ocidente compreenderá melhor a China e haverá menos mal-entendidos”.
Assista ao vídeo dela elogiando o campeão brasileiro:
Ver essa foto no Instagram

Jovem com paralisia cerebral termina faculdade de Desenvolvimento de Sistemas e comemora
Felca pede disque-denúcia para maus-tratos de animais após caso do cão Orelha
Desligue o wi-fi do celular antes de ir para o Carnaval; veja dicas de segurança
Shakira grava vídeo sobre show em Copacabana, no Rio, assista
Brasileiro de 8 anos é convocado para representar o país no Mundial de Karatê na Itália
Lais Souza conhece a dra. Tatiana Sampaio, da polilaminina, após 12 anos tetraplégica
Cachorrinho aparece do nada e leva polícia até menino desaparecido
Cientistas criam pó em spray que estanca hemorragia em 1 segundo
Herói resgata grávida de carro que afundava e ela tem o bebê horas depois
Bruninho Samúdio assina 1º contrato profissional com o Botafogo aos 16 anos
73% dos brasileiros aprovam o fim da escala de trabalho 6×1; revela nova pesquisa
Menino que vende cremosinho mostra com orgulho material escolar que comprou; vídeo