Estudantes brasileiros criam calculadora para aprender tabuada brincando; veja

Em uma escola pública no interior do Paraná, a criatividade dos estudantes se uniu à tecnologia para transformar o ensino de matemática: eles criaram uma calculadora que muda a maneira de se aprender tabuada!
A ideia dos alunos do Colégio Estadual Princesa Izabel, em Paiçandu, surgiu nas aulas de Robótica. O desafio dos alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental era criar algo que ajudasse os colegas com dificuldade nos números.
Em vez de apenas calcular o produto da multiplicação, a calculadora inventada pela turma permite que o usuário tente acertar o cálculo. Só depois do palpite do aluno é que o visor revela o resultado final. Assim, aprender virou uma brincadeira leve, divertida e de fácil memorização.
Fácil memorização
Ao contrário das tradicionais, a ferramenta propõe uma interação: o estudante digita o resultado que acredita ser correto e depois recebe a resposta.
Isso estimula o raciocínio, a prática da tabuada e a memorização dos cálculos. E o melhor, de forma participativa.
O equipamento foi construído com materiais simples, como papelão, potenciômetro, teclado e uma tela LCD. Além disso, usa inteligência artificial. Tudo foi montado pelos próprios alunos com o apoio do professor.
Leia mais notícia boa
- Estudantes criam receitas que combatem a anemia falciforme; uma mais deliciosa do que a outra!
- Estudantes brasileiras criam caneta barata que identifica boa noite cinderela; apenas R$ 10
- Motorista age rápido e resgata estudantes de ônibus em chamas
Aprendizado em conjunto
O projeto envolveu oito estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.
Eles não apenas ajudaram os colégios, mas também aprenderam muito durante o processo.
“Eles criaram uma calculadora fácil e prática. Aprendi mais sobre contas, decorei a tabuada, e a calculadora me ajudou muito com expressões numéricas grandes. Espero que ajude outros alunos também”, disse Anderson Ryan de Souza, de 14 anos.
Próximos passos
A intenção agora é ampliar o projeto.
“Queremos montar mais unidades deste protótipo e também desenvolver outras operações, como adição, subtração e divisão”, revelou o professor André Luiz Lopes.
A inovação que nasceu em uma sala de aula de Robótica, tem tudo para inspirar outros estudos por todo o Paraná!
Tecnologia e educação
O projeto faz parte de um movimento maior no Paraná: desde 2022, a Robótica passou a integrar a grade curricular das escolas estaduais.
Mais de 160 mil alunos já têm acesso à prática, graças a um investimento em kits de Robótica e formação de professores.
A programação também está presente na rotina de aproximadamente 500 mil estudantes.
Segundo a Secretaria Estadual da Educação, as ações ajudam a preparar os jovens não só para o mercado de trabalho, mas também para os desafios da sociedade.

Governo dá bolsa para pacientes com câncer não abandonarem tratamento; veja valores
“Caçador de tesouros” brasileiro acha iPhone soterrado na praia e devolve a turista; vídeo
Isabel Veloso recebe medula do pai e agradece: “me deu vida de novo”
Hospitais impedem trocas de bebês coletando digitais das crianças na maternidade
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Cometa Lemmon poderá ser visto neste fim de semana; próximo, só daqui a mil anos
Alunos, pais e professores limpam pichações na cidade e dão exemplo; vídeo
Tartarugas marinhas verdes venceram; não estão mais ameaçadas de extinção
Alok paga escola particular dos filhos dos funcionários e explica motivo
Cão yorkshire abandonado é resgatado, ganha corte de cabelo e fica lindo
Confirmado: Ed Sheeran no Brasil em 2026; pressão dos fãs ajudou