Designer brasileiro reconstrói rosto de Beethoven em 3D e descobre a altura do maior compositor da história

Com técnicas de ciência forense, muito estudo histórico e de antropologia, um dos maiores compositores clássicos teve a imagem recriada. Um designer brasileiro, que é um pesquisador científico, conseguiu dar vida ao rosto de Ludwig van Beethoven em 3 D. O compositor alemão morreu, aos 57 anos, surdo, em 1827. Ele descobriu ainda a altura do artista.
A recriação ficou simplesmente perfeita. É possível olhar para imagem e ver o rosto do artista, as expressões e até mesmo perceber o estilo dele.
Cícero Moraes, do Mato Grosso do Sul, é reconhecido internacionalmente pelo trabalho que faz. Costuma recriar personagens históricos por meio de muito estudo. No caso de Beethoven, ele usou a plataforma ResearchGate explicando passo a passo de como fez para a reconstrução.
Descobertas reveladoras
Além da precisão do rosto do artista, Cícero fez descobertas interessantíssimas sobre Beethoven.
Pelo estudo, o designer identificou, a partir do crânio de Beethoven, que ele teria, em vida entre 1,58 metro e 1,66 metro.
Assim, associando arte à ciência, Cícero fez um preciso artigo científico sobre o estudo realizado: ‘A análise de sua inteligência, combinada com a avaliação de características como grandeza criativa, resiliência, hiperfoco e capacidade de resolução de problemas, reforça a classificação de Beethoven como um gênio cuja influência transcende séculos”.
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O processo de recriação
Segundo Cícero, o começo foi por meio de fotos do crânio, observadas sob autorização da instituição responsável pelo legado do músico, a Beethoven-Haus Bonn.
As imagens registradas em 1863, na exumação dos restos mortais do artista. A partir dali, há detalhes que foram cruciais para o ponto de partida da análise.
São três imagens que não mostram o crânio completo por conta de uma autópsia, mas dão uma dimensão importante.
Trabalho artístico e técnico
A etapa seguinte envolveu a modelagem do crânio em três dimensões com base justamente as fotos. Também foram utilizadas tomografias e algumas outras fotos do período em que Beethoven estava vivo.
Essas outras imagens foram fundamentais em outro aspecto, para construir a imagem do cabelo e roupa, mas não mudou em nada o rosto.
Segundo Cícero, a reconstrução lembra uma famosa máscara feita pelo artista em vida, em 1812. O molde 3D foi outro que ajudou nas perspectivas para a construção do molde, segundo a CBN.
