Só Notícia Boa
Comercial

Como espantar a tristeza; 10 passos simples para melhorar a saúde mental

Rinaldo de Oliveira
22 / 07 / 2025 às 14 : 08
Andar de bike, passear no parque, brincar com criancas e cachorros são alguns passos para espantar a tristeza e melhorar a saúde mental. Foto: Manfred Antranias Zimmer/Pixabay
Andar de bike, passear no parque, brincar com criancas e cachorros são alguns passos para espantar a tristeza e melhorar a saúde mental. Foto: Manfred Antranias Zimmer/Pixabay

É preciso espantar a tristeza quando ela bate forte. Tem a ver com saúde mental, isso. A perda de alguém querido, despedidas, separações, doenças, pela frustração de algo que não deu certo, falta de dinheiro ou, às vezes, sem motivo aparente, ela aparece.

Mas o primeiro passo não é bloquear esse sentimento na hora porque a gente também aprende com ele, segundo Karen Vogel, psicóloga e psicoterapeuta, mestre em ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Mas a notícia boa é que é possível, sim, enfrentar e superar os momentos de tristeza com atitudes práticas, que ajudam a aliviar o peito e a mente. E são passos mais simples do que se pensa, como observar pássaros, ouvir música alegre, brincar com bichinhos e andar de bicicleta. Veja abaixo as 10 dicas para espantar a tristeza e melhorar a saúde mental.

Comercial
  1. Contemple a natureza

Isso ajuda a aliviar o estresse, melhorar o humor. Pesquisas descobriram que ficar olhando árvores, flores, montanhas, ondas do mar, entre outros elementos da natureza, pode induzir mais ondas alfa em seu cérebro, que estão associadas ao relaxamento. A dica é caminhar em algum parque, cultivar flores em casa ou simplesmente abrir a janela e sentir a brisa entrar.

  1. Ouça o canto dos pássaros

Naquele dia ruim, experimente ficar ouvindo pássaros livres cantando, por vários minutos. Concentre-se nessa beleza da natureza e perceba, minutos depois, o resultado disso no seu humor e na saúde mental.

Leia mais notícia boa

  1. Brinque com bichinhos

Se você tem um gato ou cachorro, tire um tempinho para brincar com eles. Pesquisas mostram que brincar com seu animal de estimação pode proporcionar uma onda de ocitocina para aliviar o estresse.

  1. Brinque com crianças

A pureza das crianças é capaz de transportar adultos para a fase infantil também. Lembre que a alegria delas é contagiante e se jogue nas brincadeiras com elas. Permita-se ser criança novamente por alguns instantes ao lado delas e sinta o poder dessa interação.

  1. Planeje uma viagem

Pouca gente sabe, mas o simples ato de planejar uma viagem ajuda a melhorar a saúde mental, mesmo que você não tenha dinheiro ou tempo para viajar agora. Pensar na viagem e se antecipar a ela pode aumentar substancialmente a felicidade de uma pessoa, mostram pesquisas científicas.

  1. Ande de bicicleta

Todo exercício faz bem para a saúde mental, mas andar de bicicleta, pelo menos uma vez por semana é capaz de aumentar os níveis de bem-estar mental, disse a cientista cognitiva Esther Walker ao NetGeo. Sentir o vento no rosto, olhar as paisagens e as pessoas ao redor fazem toda a diferença quando a gente está triste.

  1. Ouça músicas alegres

Experimente incluir na sua playlist músicas alegres, dançantes, que te façam lembrar de coisas boas. Após ouvir duas ou três você já vai sentir a diferença no seu humor. O poder da música é curativo.

  1. Coma menos alimentos ultraprocessados

Na hora da tristeza muita gente ataca a geladeira e afoga as mágoas em doces, pizza, batata frita… mas esquece que alimentos ultraprocessados fazem é aumentar a ansiedade. Se for inevitável atacar a geladeira, prefira comer frutas frescas. “Não existem alimentos mágicos que aliviem o estresse”, escreveu Jason Bittel em artigo da Nat Geo norte-americana no ano passado.

  1. Coma mais alimentos que têm hormônios da felicidade

Você pode aumentar os níveis de serotonina, o hormônio da felicidade, ingerindo alimentos com vitaminas, minerais, ácidos graxos, proteínas e carboidratos, entre eles, chocolate amargo, bananas, ovos, nozes, castanhas, frutas vermelhas, mel, coco e azeite de oliva, entre outros.

10. Procure ajuda médica

Viver momentos de tristeza é normal na vida da gente, mas se ela persistir por algum tempo, não tenha vergonha de buscar ajuda médica ou psicológica. A vida da gente é única e permitir que alguém nos ajude, sendo amigo ou profissional, é um primeiro passo importante para espantar a tristeza e caminhar rumo a dias mais felizes.

Brincar com cachorros é uma forma de se livrar da tristeza. Foto: Anja/Pixabay
Brincar com cachorros é uma forma de se livrar da tristeza. Foto: Anja/Pixabay
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial