PrEP injetável contra HIV chegou ao Brasil; como conseguir

Acaba de ser lançado no Brasil o Cabotegravir injetável, a primeira PrEP de longa ação capaz de prevenir contra o HIV. O remédio, aprovado em 2023 pela Anvisa, deve ser aplicado a cada dois meses e é da farmacêutica GSK.
Conhecido pelo nome comercial Apretude, o medicamento começou a ser vendido esta semana em farmácias privadas com distribuição da Oncoprod.
Segundo estimativas apresentadas pela farmacêutica GSK, o uso do cabotegravir poderia evitar 385 mil novos casos de HIV em dez anos e economizar R$ 14 bilhões em custos no tratamento de pacientes.
O que é o novo medicamento
O Apretude é um antirretroviral da classe dos inibidores da integrase. Ele bloqueia a integração do DNA viral nas células humanas, que provoca a multiplicação do HIV. Isso impede que o vírus se instale no organismo.
O estudo ImPrEP CAB Brasil, conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em seis centros públicos, avaliou 1.447 participantes entre 18 e 30 anos, em dois grupos que usaram a injeção e o remédio oral. Nenhum caso de infecção por HIV foi registrado no grupo que usou o cabotegravir.
Estudos clínicos realizados no Brasil, África, EUA, França e Inglaterra mostraram alta segurança, com efeitos colaterais leves e apenas dor no local da injeção.
Leia mais notícia boa
- Injeção de prevenção ao HIV funciona com apenas uma dose; diz estudo
- Como é a injeção semestral contra HIV recomendada pela OMS; 96% de eficácia
- 1º medicamento injetável contra HIV aprovado pela Anvisa tem ação prolongada
Quem deve usar
O uso é apenas preventivo e não pode ser indicado para quem já convive com o vírus.
A injeção deve ser administrada apenas em pessoas que tiveram teste negativo para HIV, realizado até sete dias antes da aplicação.
A PrEP injetável é para pessoas sexualmente ativas a partir dos 15 anos, com pelo menos 35 quilos, que se considerem em risco aumentado de exposição.
Porque tem mais eficácia
Especialistas dizem que o novo remédio diminui a frequência de uso e, assim, reduz o risco de esquecimento de tomar o medicamento.
O uso da injeção também foi superior em evitar infecções nos estudos clínicos até agora realizados.
O medicamento é aplicado por via intramuscular, por isso a injeção deve ser feita com o auxílio de uma pessoa treinada ou de um profissional de saúde. O uso deve ser combinado com preservativos e outras formas de prevenção.
“O cabotegravir é um marco pioneiro no Brasil, com estudos de vida real que demonstram maior eficácia e adesão em relação à PrEP oral. Além do mercado privado, estamos focados em disponibilizar o medicamento no SUS”, disse o infectologista Rodrigo Zilli, diretor médico da GSK em comunicado à imprensa.
Funcionamento e preço alto
O Apretude tem função semelhante à da profilaxia pré-exposição (PrEP) contra o HIV distribuída pelo SUS, impedindo que a pessoa contraia a doença em caso de contato com o vírus.
A diferença é o atual é oral e precisa ser usado diariamente. Já a injeção da GSK promete 60 dias de prevenção a cada aplicação.
E o preço do novo remédio é salgado, pela tabela é vendido a R$ 4 mil. Ainda não há previsão de quando o medicamento será distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A inclusão da versão injetável na rede pública depende de avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec). O processo está em análise, mas não há data definida para a deliberação, informou o Metrópoles.

Estudante de Pernambuco tira nota máxima tira nota mil na redação do Enem
Brasileiro de 17 anos é contratado pela maior liga de beisebol do mundo
Estudante tira nota máxima na redação do Enem ao citar filme ‘Vitória’ e livro indígena
Plataforma brasileira de educação para autistas ganha prêmio nos Emirados Árabes
Homem sem-teto interrompe entrevista para comemorar aposentadoria; vai sair das ruas
Ernesto Paglia é o novo apresentador do Roda Viva, da TV Cultura
Empresário bilionário compra condomínio de luxo para trabalhadores morarem
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo
Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR
Cachorrinha resgatada com pelos emaranhados ganha tosa, fica linda e é adotada; viralizou
Filha encontra mãe biológica após 37 anos separadas