Estudante tira nota máxima na redação do Enem ao citar filme ‘Vitória’ e livro indígena

Um estudante de Recife (PE) alcançou a nota máxima na redação do Enem 2025 ao construir o texto a partir de referências culturais pouco comuns no exame, como o filme Vitória e o livro indígena O Karaíba.
O tema da prova foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” Para Caio Braga, de 18 anos, a abordagem foi considerada pelo candidato como diferente das edições anteriores, o que exigiu atenção ao recorte histórico e social proposto.
A escolha das referências que o jovem usou, chamou atenção da banca avaliadora. Para Caio, as duas referências usadas foram essenciais para o desenvolvimento do texto dele. “No primeiro parágrafo, eu citei o livro “O Karaíba”, que li no ensino médio, trazendo a perspectiva dos povos originários. Já no terceiro, falei do filme “Vitória”, que coloca o idoso em uma posição de protagonismo, de autonomia, de conseguir fazer as coisas por conta própria”, disse.
Organização e estratégia
O candidato contou que levou entre uma hora e meia e duas horas para escrever a redação. A opção foi começar pelo texto antes de seguir para as questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas.
Segundo ele, essa organização não foi algo pontual. A mesma estratégia vem sendo usada desde as primeiras vezes em que fez o exame. A ideia é garantir mais tempo e concentração para a parte discursiva, considerada decisiva.
A execução planejada, segundo o estudante, ajuda a reduzir erros e manter a coerência do texto até o final.
Leia mais notícia boa:
- Enem 2025: notas já estão disponíveis na internet; veja como acessar
- Estudante brasileira conta como foi aprovada em 7 universidades americanas; embarca este mês
- Estudante inventa maçaneta autodesinfetante para hospitais: ‘se adapta à realidade’
Histórico no Enem
Caio faz o Enem desde 2021, quando ainda estava no 9º ano do Ensino Fundamental. No segundo ano do ensino médio, ele foi aprovado em Engenharia de Computação na Universidade Federal de Pernambuco.
No ano seguinte, ingressou em Ciência da Computação na mesma instituição, curso que frequenta atualmente. Mesmo já estando na universidade, decidiu continuar fazendo o exame.
O jovem explicou que mantinha uma mentoria para estudantes interessados no exame, encerrada em 2026. Para orientar outras pessoas, considerava importante seguir obtendo bons resultados.
“Eu tinha uma mentoria, mas o projeto foi descontinuado em 2026. Só que, como eu participava dela, era importante continuar tendo bons resultados no Enem. Além disso, planejo continuar fazendo a prova por muitos anos para continuar entendendo o exame e poder orientar outras pessoas”, contou ao Globo.
Rotina como professor e dicas para a redação
O estudante afirmou que não estudou especificamente para a redação do Enem 2025. O bom desempenho, segundo ele, está ligado à rotina como professor, corrigindo textos, orientando alunos e discutindo estratégias de escrita.
Ao falar sobre dicas para quem busca a nota máxima, destacou a importância de estudar com profundidade, sem improviso. Também ressaltou que saúde mental deve ser prioridade e que não se forçar a estudar em momentos difíceis faz parte do processo.
“Eu costumo dizer que não dá para estudar “fofo”. É preciso estudar de verdade, com profundidade. Acredito 100% que a saúde mental deve ser prioridade. Nunca me forcei a estudar em momentos em que não estava bem. Além disso, é fundamental ser organizado e disciplinado”, finalizou.

Estudante de Pernambuco tira nota máxima tira nota mil na redação do Enem
Brasileiro de 17 anos é contratado pela maior liga de beisebol do mundo
Plataforma brasileira de educação para autistas ganha prêmio nos Emirados Árabes
Homem sem-teto interrompe entrevista para comemorar aposentadoria; vai sair das ruas
Ernesto Paglia é o novo apresentador do Roda Viva, da TV Cultura
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo
Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR
Cachorrinha resgatada com pelos emaranhados ganha tosa, fica linda e é adotada; viralizou
Filha encontra mãe biológica após 37 anos separadas
Garoto brasileiro cria bomba eólica barata para levar água a famílias do Nordeste e ganha prêmios