Cientistas confirmam: proteger o cérebro contra Alzheimer começa pela boca

O segredo está na sua geladeira. Cientistas descobriram como proteger o cérebro contra o Alzheimer e a demência. E afirmam que mudar a dieta, consumindo mais frutas, verduras, hortaliças e grãos, ajuda a evitar o declínio cognitivo mesmo em idades avançadas.
Um estudo feito com 92 mil pessoas, e publicado este mês na revista científica Neurology, comprova que os alimentos têm poder para manter o cérebro sadio, contra as chamadas degenerativas. Dietas baseadas em plantas reduziram o risco de demência em 12%.
Já o consumo frequente de ultraprocessados está cada vez mais ligado ao aumento do risco de declínio cognitivo. Pessoas que melhoraram a alimentação reduziram o risco em 11% e as que pioraram a dieta tiveram aumento de 25% no risco de demência.
Coma mais plantas
“Dietas à base de plantas têm se mostrado benéficas na redução do risco de doenças como diabetes e hipertensão, mas pouco se sabe sobre o risco da doença de Alzheimer e outras demências”, disse, em comunicado a pesquisadora Song-Yi Park, autora do estudo e membro do Centro de Câncer da Universidade do Havaí em Manoa, em Honolulu (EUA).
E ela lembrou que ainda há tempo de mudar a alimentação: “Descobrimos que adotar uma dieta à base de plantas, mesmo começando em uma idade mais avançada e evitar dietas à base de plantas de baixa qualidade estavam associados a um menor risco de Alzheimer e outras demências”, contou a pesquisadora.
Leia mais notícia boa sobre saúde
- Lúpus: pesquisa brasileira melhora diagnóstico e tem 70% de resposta
- Parkinson: terapia para restaurar dopamina no cérebro tem resultados animadores no Japão
- Tratamento inovador contra câncer de intestino: pacientes estão há 3 anos sem a doença
O que é bom para comer
- Grãos integrais
- Frutas e verduras
- Oleaginosas
- Óleos vegetais naturais
O que faz mal para o cérebro
Segundo a pesquisadora, alimentação baseada em produtos industrializados pode ser prejudicial, mesmo sendo “vegetal”.
Por isso evite:
- Ultraprocessados
- Alimentos ricos em açúcares adicionados
- Excesso de sódio e gorduras ruins
Atitudes diárias
Para evitar as doenças do cérebro é preciso:
- Reduzir ultraprocessados
- Aumentar o consumo de alimentos naturais
- Diminuir açúcar e sal
- Priorizar gorduras saudáveis
É importante lembrar que o cérebro ainda responde às escolhas alimentares que você faz no dia a dia da.
Essas decisões ajudam a preservar memória, a autonomia e qualidade de vida agora e no futuro também.

Brasileiros lotam a Times Square e cantam “Evidências” antes da estreia da seleção na Copa; vídeo
Pelé vira nome de rua em Nova Iorque na Copa do Mundo: homenagem a “um dos maiores ícones”
Mãe salva filho que ia ser atropelado por ônibus desgovernado: “por um triz”: vídeo
Casa pré-fabricada que fica pronta em 10 minutos já é vendida por R$ 60 mil: veja
Mulher com catatonia, que acordou após 20 anos do coma, teve alta e recuperou a memória
Vacina contra câncer reduz risco de morte e metástase em 50%, após 5 anos, revela estudo
Hulk, do Fluminense, ajuda a desatolar carro de desconhecido preso em estrada de barro; vídeo
Mulher salva vizinho que teve ataque cardíaco de madrugada; filho dele pediu socorro
Gil do Vigor conclui PhD em Economia na Universidade de Davis e dedica à mãe; vídeo
Maqueiro herói entra em rio e salva criança autista que estava se afogando no RJ