Diabéticos: mais colesterol bom, menos risco de infarto e derrame

corao
Comercial
O aumento dos níveis de colesterol bom, o HDL, reduz o risco de ataques cardíacos e derrames em pacientes com diabetes.
É o que afirma um estudo feito com 30.067 pacientes com diabetes, que passaram entre 2001 e 2006, pelo Centro para Pesquisas de Saúde (Kaiser Permanente Center for Health Research).
A doença, em alguns casos, aumenta os riscos de problemas cardiovasculares em até 87%.
Dos pacientes estudados, 61% não apresentaram mudanças no nível de colesterol, 22% tiveram um aumento de pelo menos 6,5 miligramas por decílitro de sangue (medida padrão para a medição do colesterol), e em 17% os níveis de HDL caíram a mesma quantia.
Depois da medição, os pacientes foram acompanhados por 8 anos para ver se foram hospitalizados por causa de um infarto ou derrame.
Resultado: os pacientes que tiveram o HDL aumentado sofreram 8% menos ataques cardíacos e derrames que os pacientes que não apresentaram mudanças no nível do colesterol, enquanto aqueles que tiveram redução nos níveis de HDL sofreram 11% mais infartos e derrames.
“A pesquisa representa uma boa notícia aos pacientes de diabetes, que já têm um maior risco de problemas cardiovasculares”, diz Suma Vupputuri, coautora do estudo e pesquisadora do Kaiser Permanente. “Ela mostra que aumentar o HDL pode ser uma boa estratégia para evitar infartos e derrames.”
O resultado da pesquisa foi publicado na edição online do American Journal of Cardiology.
Detalhes na Veja.