Só Notícia Boa
Comercial

Médicos lançam campanha para proteger crianças da violência

Rinaldo de Oliveira
11 / 10 / 2011 às 00 : 00
violencia_criana
violencia_criana
Comercial
Na semana da criança a Sociedade Brasileira de Pediatria lançou a campanha “Violência é Covardia – crescer sem violência é direito fundamental das crianças e adolescentes”.
O problema, que é subnotificado e que não possui dados nacionais confiáveis, é a principal causa de morte de crianças e adolescentes a partir dos cinco anos de idade.
“Cerca de 70% dos casos ocorrem dentro das casas, considerados ambientes ‘sagrados’ – e por isso faltam estimativas que abranjam o território brasileiro”, diz Rachel Niskier Sanchez, coordenadora da campanha.
Segundo ela, a primeira causa de violência é a negligência e a segunda é a agressão física.
A ideia da campanha, segundo ela, é mostrar que é possível educar sem violência, evitando que a agressão seja uma forma legítima de solução de conflitos.
Crescer em um ambiente violento e sofrendo maus tratos pode trazer consequências ao desenvolvimento e aprendizado das crianças, que são incapazes de se defender.
Além disso, quem sofre violência pode apresentar maior índice de depressão, comportamento violento, tentativa de suicídio e distúrbios do sono.
Entre os mais vulneráveis, estão crianças que têm pais desempregados, alcoólatras e dependentes de drogas ilícitas.
Aquelas com deficiências mentais ou físicas também são mais suscetíveis a sofrer agressões.
“A campanha tenta trazer para a agenda do pediatra um olhar perceptivo e atento para os casos. Infelizmente, ainda é comum que um menino violentado passe por médicos e enfermeiros sem que a causa de determinada queixa seja identificada”, diz Rachel. 
Detalhes na Veja.
Quem souber de algum caso de abuso, deve denunciar para o número 100 — a notificação pode ser anônima.
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial