EUA, em crise, facilitam visto para turista brasileiro

obama
Comercial
Agora que estão em crise os americanos querem brasileiros por lá, alíás, o dinheiro que os brasileiros gastam nos EUA.
O presidente Barack Obama anunciou que conta com turistas emergentes da China e Brasil para criar empregos nos Estados Unidos.
Obama assinou nesta quinta-feira uma medida que muda as regras e pretende agilizar em 40% a concessão de vistos, e assim, facilitar a entrada daqueles que estão dispostos a gastar em seu país em 2012.
O programa prevê a isenção de entrevistas para obtenção de vistos para certas faixas etárias.
O consulado dos EUA em São Paulo ainda não sabe informar quais faixas serão beneficiadas, mas afirma que os jovens estarão entre aqueles que serão dispensados da entrevista.
A medida irá valer tanto para brasileiros que tirarem o visto pela primeira vez, quanto para aqueles que estão renovando o documento.
O Consulado precisará de um tempo para adaptar as máquinas e procedimentos à nova faixa etária isenta – hoje, jovens de até 12 anos já não precisam da entrevista, basta que os pais levem os documentos ao órgão. Por isso, as mudanças não começam a valer imediatamente.
Os pedidos de visto para os Estados Unidos tramitados no Brasil aumentaram 42% em 2011. O governo americano calcula que até 2016 as viagens de brasileiros aos EUA terão aumentado 274% em relação a 2010.
Para atender a essa demanda, o Departamento de Estado quer garantir que 80% das pessoas que pediram vistos de turista no Brasil e na China sejam submetidos à entrevista no máximo três semanas após efetuarem o pedido.
Detalhes no IG.