Taxa de juros pode cair para 9% em Abril, acena Banco Central

dinheiro
Comercial
O Banco Central acenou com a possibilidade de reduzir a taxa básica de juros, a Selic, para 9% em Abril, quando os diretores do BC voltarão a se reunir para analisar a conjuntura econômica.
Depois da queda para 9,75% na semana passada, o BC afirma que a tendência de redução vai continuar.
É a forma que o governo tem para afastar a crise e reduzir a especulação financeira que atrai estrangeiros, de olho nos juros altos, para investir e ganhar mais dinheiro por aqui.
Com muito dólar no Brasil, o valor da moeda americana cai e o Real se valoriza, o que pode ser bom para o brasileiro que viaja, ou compra produtos importados.
Mas é péssimo para a Indústria exportadora porque seus produtos ficam mais caros em dólar e assim, menos competitivos no mercado externo.
O Banco Central avisou que o fim do ciclo de redução dos juros está próximo e deverá ocorrer quando a taxa Selic, referência para definir o custo dos empréstimos no país, se aproximar de 8,75% ao ano.
O valor mais baixo da Selic nas últimas décadas foi de 8,75% ao ano, mantido entre julho de 2009 e abril de 2010, durante o governo Lula, quando o BC era comandado por Henrique Meirelles.
Detalhes na Folha.