Banho de sol para idosos: mais vitamina D reduz fraturas ósseas em 30%

idoso_longa
Comercial
Uma pesquisa mostra é necessária uma ingestão diária maior de vitamina D, do que a recomendada pelas autoridades de saúde no mundo, para diminuir em 30% as fraturas ósseas em idosos.
E o que muita gente não sabe é que o corpo humano é capaz de produzir a vitamina D de forma simples: tomando banho de sol diariamente.
Atualmente, o Ministério da Saúde indica o consumo de 10 a 20 microgramas de vitamina D por dia para adultos.
Porém um estudo, publicado nesta quinta-feira no periódico The New England Journal of Medicine, mostrou que é preciso consumir 20 microgramas ou mais do nutriente ao dia diminui em até 30% a probabilidade de fraturas, mas que o risco não se altera com uma quantidade menor do que essa.
Nesse trabalho, pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, analisaram outros onze estudos sobre suplementos de vitamina D e os efeitos na saúde.
Ao todo, essas pesquisas envolveram 31.022 pessoas, a maioria do sexo feminino, com idade média de 76 anos.
Os resultados mostraram que os indivíduos que ingeriam menos do que 20 microgramas de vitamina C ao dia não tinham redução significativa no risco de fraturas.
Por outro lado, o consumo de uma quantidade maior do que essa diminuiu essas chances em até 30%.
Segundo a Fundação Internacional para Osteoporose (IOF, sigla em inglês) o Brasil tem 121.700 fraturas ósseas todos os anos.
Detalhes na Veja.