90 anos do rádio no Brasil: homenagem ao veículo mais democrático da história

radio01|radio
Comercial
Há 90 anos o rádio conta histórias, emociona, informa, presta serviço, integra o país, diverte, e embala o brasileiro.
No dia do aniversário da primeira transmissão de rádio no Brasil, com a ópera ‘O Guarani’, esse companheiro do quarto, do carro, do escritório, da internet, do celular e até do banheiro, recebe hoje a homenagem do leitor do SoNotíciaBoa.
São ouvintes e profissionais que sabem o valor desse veículo de comunicação poderoso, considerado o mais democrático da história, porque chega aos lugares mais distantes e fala desde o público mais jovem até o mais idoso.

radio
Luciana Marinho
Por ele se escuta notícias, histórias de outras pessoas, assuntos de toda gente, notícias de toda espécie. Com ele muita gente até conversa. Responde o “bom dia”, resmunga da notícia do aumento do preço da farinha, dá gargalhadas com bobagens que devem fazer parte do nosso dia também. Ele é companheiro infalível. Faz de quem trabalha para mantê-lo vibrando, alguém que descobre o seu poder; faz de quem não abre mão de ouvi-lo, seja em casa, a caminho do trabalho, no elevador, na caminhada pelo calçadão, na academia… alguém que abertamente se declara um viciado. Porque ele é assim. Pode ter saído da sala e ido parar na cozinha, mas continua reverberando pelos quatro cantos do mundo. Vida longa ao Rádio!
João Cláudio Silveira
“Nós não escolhemos trabalhar no rádio…é o rádio que nos escolhe para amá-lo para sempre!”
“Nós não escolhemos trabalhar no rádio…é o rádio que nos escolhe para amá-lo para sempre!”
Celina Maryia Silva
O rádio é nosso melhor amigo. Companheiro de todas as horas, ele nos traz as piores notícias, aponta caminhos para transformá-las em notícias boas e toca músicas que nos fazem esquecer de tudo isso! Há quase 60 anos, por 20 minutos adiantados, eu teria nascido no estúdio da rádio Bandeirantes, na rua Paula Souza, quando minha mãe foi buscar meu pai pouco antes do parto… Gravei meu primeiro compacto simples no mesmo estúdio , dois anos depois, cantando Parabéns a Você, passei a infância ouvindo meu pai no rádio e aprendendo com os radialistas de São Paulo, e me formei produzindo programas para outras emissoras. Virei repórter de rádio…Hoje sou apenas mais uma ouvinte apaixonada.
Como radialista, o radio me proporcionou vários momentos alegres e também tristes, como a cobertura do Incêndio do edificio Joelma. Estava no IML – pela antiga Radio Tupi e identifiquei um grande amigo Adauto, que aniversariava naquele dia, e iriamos festejar o seu “niver” durante a noite. Isto ficou marcado. O radio é a voz da liberdade!!!!!!!!!!!!!!
O rádio me acompanha todos os dias, todas as horas, é meu companheiro. Sou grata por ter minha formação jornalística no rádio e ter integrado as equipes da Bandeirantes/SP e Globo/Excelsior.
Eu nasci em uma cidade do interior da Bahia, onde a nossa querida RADIO CLUBE nos atualizava de todos os acontecimentos da cidade. E tinha aqueles microfones de poste de rua que ofertavam música e recadinho para todos ,..era bem divertido e fantastico.
”O Rádio é um dos veículos mais fascinantes da nossa Comunicação…é como um livro, só que com VOZ… Fico ali parado, hipnotizado, imaginando o que passa do outro lado…o Rádio pra mim é mágico…é um pedacinho do paraíso dentro de mim…”
O rádio é meu amigo e companheiro de todos os dias. Com ele fiz grandes amizades com ouvintes e radialistas. É um meio de informação completo, barato, leve e vai a tiracolo. É uma delícia chegar em uma cidade e descobrir suas rádios. Viva o Rádio!!
O Radio é o som que toca a vida.
O Rádio é o meio de comunicação mais democrático que existe… Chega em todos os lugares, compartilha boas e más notícias sem preterir classe social. É agil, levando informação, saúde, cultura, conhecimento, críticas e conscientizando a sociedade. Parabéns a todos os profissionais do Rádio.
O rádio me proporcionou minha primeira aula prática de jornalismo. Vento no rosto, pé na estrada, estar cada dia em um lugar, acompanhar celebrações e tragédias, “sofrer” em cada plantão…Deixei o rádio, mas o rádio nunca me deixou….continuo ouvinte e admiradora dos grandes colegas que fazem o rádio diariamente.
Luciana Catunda:
Ele me trouxe muita coisa boa. Viva o Rádio!
Joaquim Macedo Jr
“Sete de setembro – Dia da Indepedência da Expressão Verbal pelas ondas do rádio para todo mundo”.
Jô Miyagui:
Padre Landell de Moura o verdadeiro criador do Rádio! http://www.mlm.landelldemoura.qsl.br/
Veja agora, na tradução o que disse o baterista Roger Taylor do Queen, na letra da música Radio Gaga, homenagem ao Rádio cantada por Freddie Mercury: