Cai a taxa de juros de bancos em agosto: a mais baixa em 18 anos

dinheiro_50
Comercial
A taxa média de juros bancários para pessoas físicas ficou em 35,6% ao ano em agosto.
É o menor valor de toda a série histórica do Banco Central, que começou em julho de 1994.
Em julho, a taxa estava em 36,2% ao ano.
No caso da taxa média que os bancos cobram em suas operações com empresas, ainda segundo números do BC, o valor registrado em agosto, de 23,1% ao ano, é o menor desde julho de 2007 (23% ao ano).
Já taxa média de juros bancários de todas as operações com recursos livres (que não têm destinação específica, como crédito rural ou imobiliário), que inclui pessoas físicas e empresas, caiu de 30,7% em junho para 30,1% ao ano em agosto.
Juros bem altos ainda, mas estão em queda.
As reduções das taxas de juros praticadas pelos bancos começou a acontecer depois que o Banco Central começou a reduzir a Selic, taxa básica de juros básicos da economa, em agosto do ano passado.
Desde então, em nove reuniões seguidas do Comitê de Política Monetária (Copom), o BC reduziu os juros de 12,5% para 7,5% ao ano. Um corte de cinco pontos percentuais.
Pressionadas pela Presidente Dilma os bancos começaram então a reduzir os juros que cobram dos clientes, que cairam 10,6 pontos percentuais desde agosto do ano passado, e a taxa média geral (de todas as operações) recuou 9,6 pontos percentuais neste período.
Em ambos os casos, os juros bancários caíram mais do que a taxa básica da economia.
Com informações da Agência Brasil