SP terá o primeiro Centro de Pesquisa em Engenharia Automotiva do país

biocombustivel_brasileiro
Comercial
Por Roberto Garini
Um Centro de Pesquisa em engenharia Automotiva, de 16 milhões de reais, será construído no ano que vem em São Paulo para nos próximos dez anos desenvolver projetos sobre motores de combustão interna, adaptados ou desenvolvidos especificamente para biocombustíveis, e pesquisas sobre a sustentabilidade desses combustíveis.
O Centro deverá agregar integrantes de diferentes universidades e institutos de pesquisa porque terá sua sede em uma das instituição de pesquisa no Estado de São Paulo já existentes.
Ele terá o apoio da FAPESP ( Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino do Estado de São Paulo ) e da empresa automobilística Peugeot Citroën.
Outra atribuição deste centro de pesquisas será a execução de projetos multidisciplinares na fronteira do conhecimento automotivo, transferir tecnologia apreendida, formar seus pesquisadores nesta área do conhecimento e disseminar o conhecimento produzido.
Com a intenção de repassar à industria brasileira mais competitividade, o centro deverá investigar as novas configurações de motores movidos a diferentes biocombustíveis, incluindo veículos híbridos, redução do consumo e de emissões de gases.
Outro ponto a ser pesquisado será o impacto e a viabilidade econômica ambiental de biocombustíveis em produção no Brasil.
Com essas pesquisas pretende-se, num futuro próximo, desenvolver os motores a biocombustivel no Brasil.
Hoje em dia o que as montadoras fazem é adaptar motores a combustão vindos da Europa e dos Estados Unidos.
Para que isso aconteça, a indústria precisa entender um pouco mais sobre a combustão dos biocombustiveis e sua interação com os componentes de um motor a explosão.
Esta experiência de trabalho conjunto é uma novidade para pesquisadores no Brasil, mas não é para a empresa Peugeot, que já construiu 6 centros desses na Europa e Ásia.
Leia mais em http://agencia.fapesp.br e AutomotiveBusiness.
roberto.garini@sonoticiaboa.com.br