Conta de luz já está mais barata: caiu de 18 a 32%

conta_de_luz
Comercial
Parece mentira mas não é. A energia elétrica no Brasil já está mais barata.
O governo federal cumpriu a promessa e baixou a conta de luz em 18 por cento para residências e até 32 por cento para indústrias, comércio e agricultura.
O corte foi maior do que os 16 por cento anunciados em setembro pela presidente Dilma.
Fazendo as contas, a economia de uma família, que paga 100 reais de energia elétrica, agora será de 18 reais e a de uma empresa que gasta 100 mil, será de 32 mil reais.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira em cadeia de rádio e tv pela presidente da república.
Dilma disse que todos os brasileiros serão beneficiados, inlusive os que moram nas regiões onde as concessionárias de energia não aceitaram reduzir o valor das tarifas.
A redução foi possível porque as operadoras de energia aceitaram reduzir suas tarifas em até 70 por cento, e renovaram seus contratos por mais 30 anos.
A outra parte será bancada pelo do tesouro: 8,4 bi de reais, e não 3,3 bi como era esperado no ano passado.
Durante o pronunciamento a presidente Dilma afastou a possbilidade de apagão.
“O Brasil vai ter energia cada vez melhor e mais barata. Isso significa que o Brasil tem e terá energia mais que suficiente para o presente e futuro, sem nenhum risco de racionamento ou de qualquer tipo de estrangulamento no curto, no médio ou no longo prazo”.
Dilma Rousseff também alfinetou os pessimistas, que duvidaram que o governo conseguiria fazer a redução na conta de luz:
“Surpreende que, desde o mês passado, algumas pessoas, por precipitação, desinformação ou algum outro motivo, tenham feito previsões sem fundamento quando os níveis dos reservatórios [das hidrelétricas] baixaram e as [usinas] térmicas foram normalmente acionadas. Como era de se esperar, essas previsões fracassaram.
“Cometeram o mesmo erro de previsão os que diziam, primeiro, que o governo não conseguiria baixar a conta de luz. Depois, passaram a dizer que a redução iria tardar. Por último, que ela seria menor que o índice que havíamos anunciado”, afirmou.
Dilma encerrou seu pronunciamento dizendo que o país venceu “o pessimismo e os pessimistas”.
“Neste novo Brasil, aqueles que são sempre do contra estão ficando para trás, pois nosso país avança sem retrocessos, em meio a um mundo cheio de dificuldades. (…) Porque somente construiremos um Brasil com a grandeza dos nossos sonhos quando colocarmos a nossa fé no Brasil acima dos nossos interesses políticos ou pessoais”, finalizou
Veja a íntegra do pronunciamento no Blog do Planalto.