A voz humana teria evoluído do canto dos pássaros

passaro_uirapuru
Comercial
foto: pássaro uirapuru
Charles Darwin estava certo quando afirmava que o canto dos pássaros deu origem à expressividade das palavras humanas.
Pesquisadores do instituto norte-americano MIT descobriram que os seres humanos têm sistemas de comunicação semelhantes aos das aves que, através de vários graus de expressividade, transmitem informações, ideias e sentimentos.
“Uma combinação acidental provocou a linguagem humana”, explica Shigeru Miyagawa, professor de Linguística e Filosofia do MIT, no site oficial do instituto.
O docente diz que a linguagem humana é composta por duas camadas: a camada da “expressão”, que envolve a organização evolutiva das frases, e a camada do “léxico”, relacionada com o próprio conteúdo da construção frásica.
Léxico humano
Quanto à camada lexical, os cientistas conseguiram relacioná-la com a comunicação das abelhas que não detém um sentido expressivo, mas que emitem movimentos precisos para comunicar com os restantes membros da comunidade.
Por esse motivo, o estudo revela que, entre 50 e 80 mil anos atrás, os nossos antepassados incorporaram estas duas camadas e deram origem a um sistema sofisticado de comunicação.
A analogia mais próxima à linguagem humana
Em 1871, Charles Darwin afirmou que “os sons emitidos pelas aves oferecem em vários aspetos a analogia mais próxima à linguagem humana”.
A pesquisa foi feita entre o MIT – Massachusetts Institute of Technology e a Universidade de Tóquio, com profissionais especializados nas áreas da linguística e da biologia.
Com informações do Boas Notícias.