Educação positiva ajuda a reduzir hiperatividade e déficit de atenção

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Como agir para melhorar o comportamento de crianças com hiperatividade, déficit de atenção, e agressividade?
Um estudo da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal, revela que é possível reduzir os distúrbios comportamentais com
estratégias simples e positivas.
Entre elas está substituir ordens e castigos por brincadeiras.
Isso mesmo: os pesquisadores recomendas que os pais se dediquem exclusivamente à criança durante 10 minutos por dia.
O estudo, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pelo programa FEDER-Compete teve como objetivo testar, em Portugal, o impacto e a eficácia do programa norte-americano “Os Anos Incríveis”, em crianças dos 3 aos 6 anos de idade, com esses distúrbios.
A pesquisa portuguesa envolveu 125 mães, pais e outros cuidadores de Coimbra e do Porto, indicados por pediatras, psicólogos e jardins-de-infância e que procuraram seguir as indicações deste programa, que favorece uma educação “positiva”.
Desenvolvido há várias décadas nos EUA e implementado em vários países do mundo este programa “não tem fórmulas mágicas para uma família feliz, mas ajuda muito”, garante Maria Filomena Gaspar, uma das coordenadoras do estudo iniciado em 2010 e cujos resultados saíram agora.
Com informações do Boas Notícias.

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