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Táxi voador vem aí: acima dos congestionamentos a 240 km/h

Rinaldo de Oliveira
06 / 08 / 2013 às 00 : 00
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Por Gerson Belchior
Parece coisa de ficção cientifica, mas não é
Primeiro o usuário chama o táxi através de um aplicativo do celular.
O táxi chega, conectado a um monotrilho, pega o usuário mais um acompanhante e parte para seu destino, por cima do trânsito da cidade, a uma altíssima velocidade. 

Essa cena futurista está para se tornar realidade em Tel Aviv, uma das cidades mais populosas de Israel, e poderá transformá-la na primeira metrópole do mundo com um sistema de transporte público voador. 

O que é 
A empresa americana Sky Tran desenvolveu a tecnologia em cooperação com especialistas da Nasa.
Trata-se de um transporte público revolucionário, à base de levitação magnética, com uma estrutura bastante semelhante a de um trem monotrilho.
Porém, em vez de utilizar trens para vários passageiros, opera com pequenas unidades independentes, com capacidade para transportar até duas pessoas, a uma velocidade que pode chegar a até 241 km/h.
Os monotrilhos serão colocados 6 metros acima do nível da rua, não sofrendo interferência do trânsito de carros.
As estações de embarque/desembarque, compostas por uma plataforma e escadas rolantes, estarão distribuídas de tal forma que a distância entre elas não ultrapasse 400 metros. A cobertura do trajeto inicial deve ser de 6.5 quilômetros de distância. 
taxi_aereo_2
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Ecológicos 
De acordo com o projeto inicial, os veículos serão construídos a partir de materiais condutores de eletricidade, mas os designers dizem que, em breve, o monotrilho será equipado por painéis solares, que convertem Sky Tran taxis no transporte público mais ecológico do mundo. 
Como chamar esse táxi? 
Acenar estará fora de cogitação, nem existirá um taxista a bordo. 
O passageiro poderá chamar um dos táxis utilizando uma aplicação instalada em cada plataforma ou através de seus próprios gadgets com acesso a internet. 
taxi_aereo_3
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Toda vez que um táxi precisar fazer uma parada, passará do trilho principal ao secundário, para não interromper o fluxo de alta velocidade.
Assista o vídeo de apresentação do projeto para entender melhor a ideia. 

Velocidade 
Engenheiros americanos advertem que, embora o atrito do sistema magnético seja muito baixo e permita que a velocidade máxima seja de 241 quilômetros por hora, em condições normais de uma grande cidade, essa velocidade terá de ser bem menor. 
Custo do projeto e da viagem 
O custo aproximado do projeto é de 50 milhões de dólares.
A administração da cidade está prevendo que o preço de uma viagem fique um pouco mais barata que de um táxi convencional.  
Quando 
Tão logo a negociação comercial, entre a prefeitura local e a empresa fabricante, esteja concluída, os  engenheiros analisam que o sistema levará cerca de 18 meses para ser construído. 
Será essa a solução para o transporte público das grandes cidades? O tempo dirá!
Mas que a solução é muito interessante, ninguém pode negar. 
Fontes: 
gerson@sonoticiaboa.com.br
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