Chocolate quente melhora o raciocínio e preserva a memória

-
Por Bruno M.
Imagem de capa para Chocolate quente melhora o raciocínio e preserva a memória
chocolate_quente
Um jeito gostoso para tratar da cabeça.
Beber duas xícaras de chocolate quente por dia ajuda a manter o cérebro ativo, saudável e previne o declínio da memória em pessoas mais idosas.
A bebida preserva o fluxo de sangue nas áreas funcionais do cérebro.
Foi o que descobriu um estudo feito na Harvard Medical School.

Os pesquisadores queriam saber o efeito do consumo de cacau no raciocínio e desempenho da memória, aí decidiram avaliar o acoplamento neurovascular, que é onde o fluxo de sangue no cérebro muda, em resposta à atividade cerebral local. 

Farzaneh A. Sorond, autor e membro da Academia Americana de Neurologia, disse que “à medida que as diferentes áreas do cérebro precisam de mais energia para completar as suas tarefas , elas também precisam de um maior fluxo de sangue”.
E é precisamente esta relação, chamada de acoplamento neurovascular, que “pode desempenhar um papel importante na prevenção de doenças como a de Alzheimer”.
A pesquisa
Para os ensaios foram recrutados 60 idosos, com uma média de 73 anos e livres de qualquer tipo de demência.
Durante trinta dias foi pedido para eles beberem duas xícaras de chocolate quente por dia, com a indicação de que não consumissem mais nenhum produto com chocolate durante esse período.
Antes e depois, foram feitos testes de memória e capacidade de raciocínio dos participantes.
Os resultados revelaram melhores pontuações na velocidade da memória de trabalho.
No início a média que cada um levava para completar o teste era de 167 segundos, no final era já de 116 segundos. 
Foi ainda usado um mecanismo ultrassom para medir a evolução no acoplamento neurovascular (resposta do fluxo sanguíneo para a atividade do cérebro), que no final tinha registado melhorias de cerca de 8,3%.
Um subgrupo de 24 participantes foi ainda submetido a exames de ressonância magnética, para identificar pequenas lesões na região branca do cérebro, normalmente decorrentes de restrições no fluxo do sangue. 
“Há uma forte correlação entre o acoplamento neurovascular e as funções cognitivas. Ambos podem ser melhorados com o consumo regular de cacau”, conclui o responsável.
Com informações do Boas Notícias.