#PõeNoRótulo: alérgicos vencem Anvisa

Foto: Divulgação
A campanha “Põe no Rótulo”, lançada em fevereiro para proteger pessoas alérgicas, surtiu efeito.
Depois que celebridades como Thiago Lacerda, Leticia Spiller, Juliana Paes e Zeca Baleiro postaram fotos no Facebook, Instagram e Twitter usando a hashtag #poenorotulo, o governo federal se mexeu.
A Diretoria Colegiada da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – que regula os rótulos dos alimentos no Brasil, abriu uma consulta pública online para definir mudanças nos rótulos, que contêm substâncias capazes de provocar alergia.
A campanha
Para pedir mais segurança para comer, 600 mães e pais de crianças alérgicas se uniram na internet e criaram a campanha Põe no Rótulo*.
Elas defendem a obrigatoriedade de informações claras nos rótulos de produtos industrializados.
Nem sempre substâncias que podem induzir uma reação alérgica – como leite, soja, ovo, peixe, amendoim, entre outros – estão identificadas nos produtos.
Estudos da Unidade de Alergia e Imunologia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) mostram que 39,5% das reações alérgicas infantis são relacionadas a erros na leitura de rótulos dos produtos.
Dependendo do grau de sensibilidade, o alérgico pode ter reações graves que podem levar à morte, como choque anafilático.
Participar
Para participar da campanha #PõeNoRótulo basta preencher o formulário no site com sugestões e comentários até 18/08.
Depois da decisão final da agência, as indústrias terão prazo de um ano para se adequar às novas regras.
De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai), de 6% a 8% das crianças brasileiras e de 2% a 3% dos adultos possuem algum tipo de alergia alimentar.
Com informações da Super

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