Só Notícia Boa
Comercial

Lais melhora depois de receber células-tronco

Rinaldo de Oliveira
06 / 09 / 2014 às 00 : 00


Foto: Silvio Nascimento/Veja

A atleta Lais Souza, que sofreu um acidente em janeiro durante treinamento para a Olimpíada de Inverno em Sochi (Rússia), é a primeira pessoa tetraplégica a receber tratamento de células-tronco nos Estados Unidos.
Alegre e falante, ela contou durante uma entrevista coletiva nesta sexta-feira, que já recebeu duas aplicações de células, por injeção, na medula, e tem sentido que a sensibilidade em algumas partes do corpo tem aumentado.

“Tenho sentido mais sensibilidade nos pés, nas mãos, um pouco no braço, na barriga, nas costelas. Nos braços sinto que a sensibilidade vem aumentando de cima para baixo.”

Lais recebeu uma aplicação em maio, outra em julho e deve ter a terceira em outubro.

Comercial

O doutor Antonio Marttos, médico do COB que trabalha no Miami Hospital e está focado no Miami Project to Cure Paralysis, da Universidade de Miami, disse que as células embrionárias foram retiradas da bacia de Laís, cultivadas, reproduzidas e aplicadas no local da lesão, entre a terceira e quarta vértebras.

O procedimento foi aprovado apelo FDA, a agencia reguladora dos EUA.

O médico disse que o próximo passo do tratamento será a aplicação, no ano que vem, de células nervosas retiradas da perna, conhecidas como células Schwan.

Durante a entrevista Lais ganhou uma camisa da seleção brasileira, entregue pelo coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi. (foto acima)

Com informações da Veja

 

 

 

 

 

 

 
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial