Lais melhora depois de receber células-tronco

Foto: Silvio Nascimento/Veja
A atleta Lais Souza, que sofreu um acidente em janeiro durante treinamento para a Olimpíada de Inverno em Sochi (Rússia), é a primeira pessoa tetraplégica a receber tratamento de células-tronco nos Estados Unidos.
Alegre e falante, ela contou durante uma entrevista coletiva nesta sexta-feira, que já recebeu duas aplicações de células, por injeção, na medula, e tem sentido que a sensibilidade em algumas partes do corpo tem aumentado.
“Tenho sentido mais sensibilidade nos pés, nas mãos, um pouco no braço, na barriga, nas costelas. Nos braços sinto que a sensibilidade vem aumentando de cima para baixo.”
Lais recebeu uma aplicação em maio, outra em julho e deve ter a terceira em outubro.
O doutor Antonio Marttos, médico do COB que trabalha no Miami Hospital e está focado no Miami Project to Cure Paralysis, da Universidade de Miami, disse que as células embrionárias foram retiradas da bacia de Laís, cultivadas, reproduzidas e aplicadas no local da lesão, entre a terceira e quarta vértebras.
O procedimento foi aprovado apelo FDA, a agencia reguladora dos EUA.
O médico disse que o próximo passo do tratamento será a aplicação, no ano que vem, de células nervosas retiradas da perna, conhecidas como células Schwan.
Durante a entrevista Lais ganhou uma camisa da seleção brasileira, entregue pelo coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi. (foto acima)

Médicos brasileiros fazem cirurgia inédita e salvam recém-nascida com problema congênito no coração
Remédio contra colesterol reduz risco de infarto em 30%, revela estudo
Vitamina B3 pode reverter gordura no fígado, descobrem cientistas
Primeiro porco clonado no Brasil nasce em SP e pode salvar milhares de vidas humanas
Exame de sangue brasileiro que detecta câncer de mama em estágio inicial chegará ao SUS
Mounjaro em pílula é aprovado nos EUA; chega de injeção
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video