Descoberta gordura que poderá tratar diabetes

Foto: Weill Cornell Medical Center, Salk Institute and Beth Israel Deaconess Medical Center
Cientistas norte-americanos descobriram uma nova classe de moléculas presente numa gordura “boa”, até agora desconhecida.
Produzida pelos organismos de humanos e de ratos, ela pode proteger contra diabetes tipo 2 e ajudar a combater outros distúrbios metabólicos.
O estudo das equipes do Salk Institute e do Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC), em Boston, revela que a administração deste novo lipídio em animais com o equivalente à diabetes tipo 2 é capaz de reduzir os níveis elevados de açúcar no sangue.
Além disso, os níveis desta nova gordura – denominada FAHFA (“fatty acid hydroxy fatty acids”, em inglês) – são baixos em humanos que têm um risco alto de vir a desenvolver diabetes, ou que estão numa fase inicial da doença.
“Com base na sua biologia, podemos acrescentar as gorduras FAHFA à pequena lista de lipídios benéficos para a saúde” como é o caso, por exemplo, dos ácidos gordos ómega-3, explica Alan Saghatelian, professor do Salk Institute e um dos autores da pesquisa, em comunicado.
“Estes lipídios são fantásticos porque também conseguem reduzir a inflamação, o que indica que podemos estar perto de descobrir oportunidades terapêuticas para estas moléculas em doenças inflamatórias como a doença de Crohn, a artrite reumatóide e, claro, a diabetes”, acrescenta Saghatelian.
Prevenção
“Agora que conseguimos detectar os baixos níveis de FAHFA no sangue antes de um indivíduo desenvolver diabetes, estes lipídios podem servir como um marcador precoce para antecipar o problema”, explica Barbara Khan, coautora do estudo.
O próximo objetivo é compreender se “restaurar os níveis de lipídios antes do desenvolvimento da doença pode reduzir o risco de [a pessoa] a ter, ou até mesmo preveni-la”, finaliza pesquisadora.
Veja o estudo completo (em inglês) aqui.
Com informações do Boa Notícias