Horário de verão: dicas para se adaptar logo

Foto: EBC
Polemico, o horário de verão pode prejudicar o sono, modificar o metabolismo e afetar a produção de determinados hormônios.
A mudança diminui a produção de hormônios que são secretados quando escurece, segundo o clínico geral Waldyr Lázaro Bueno Filho, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.
É o caso da melatonina, que regula o sono, o GH, que estimula o crescimento, e a leptina, que desencadeia a saciedade.
“Esses hormônios sofrem uma diminuição por causa da maior exposição à luminosidade e da mudança da rotina”, diz o médico.
6 dicas
Algumas medidas simples podem garantir o bem estar durante o horário de verão, lembrando que o corpo demora de 2 a 7 dias para se acostumar com a mudança.
Durma mais cedo
Dormir entre 30 minutos e 1 hora mais cedo na noite da mudança – ou seja, de sábado para domingo – ajuda a atenuar a sensação de noite mal dormida e cansaço no dia seguinte. Isso facilita o ajuste do relógio biológico.
Durma no escuro
Prefira um quarto escuro e aconchegante. A ausência da luz faz relaxar, diminui a temperatura do corpo e estimula a produção da melatonina, hormônio que induz o sono.
Evite se distrair à noite
Nada de mexer no computador, no celular, ou assistir a filmes violentos perto da hora de dormir.
Tudo isso estimula a produção de cortisol e adrenalina, hormônios que prejudicam o sono.
Pratique atividades físicas
O recomendado é que se faça uma atividade física moderada, no mínimo três horas antes de deitar. 5 horas depois de liberar endorfina e aumentar a temperatura corporal, o corpo começa a entrar em um estado de relaxamento, propício para adormecer.
Alimentação
Banana, leite, hortelã e erva-cidreira são alimentos que estimulam a produção de melatonina, hormônio responsável pela indução do sono.
Evite café a noite
Café e outras bebidas que contêm cafeína, estimulam o sistema nervoso central., o que dificulta o corpo a adormecer, ou seja, regular os hormônios, como a melatonina, e relaxar a musculatura.
Serviço
O horário de verão começa à zero hora deste domingo, 19 de outubro, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, para promover redução no consumo de energia elétrica.
Vai até 22 de fevereiro de 2015.
Adiante os relógios em uma hora
Com informações da Veja