Só Notícia Boa
Comercial

Horário de verão: dicas para se adaptar logo

Rinaldo de Oliveira
18 / 10 / 2014 às 00 : 00


Foto: EBC

Polemico, o horário de verão pode prejudicar o sono, modificar o metabolismo e afetar a produção de determinados hormônios.
A mudança diminui a produção de hormônios que são secretados quando escurece, segundo o clínico geral Waldyr Lázaro Bueno Filho, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

É o caso da melatonina, que regula o sono, o GH, que estimula o crescimento, e a leptina, que desencadeia a saciedade. 

Comercial

“Esses hormônios sofrem uma diminuição por causa da maior exposição à luminosidade e da mudança da rotina”, diz o médico.

6 dicas
Algumas medidas simples podem garantir o bem estar durante o horário de verão, lembrando que o corpo demora de 2 a 7 dias para se acostumar com a mudança.

Durma mais cedo
Dormir entre 30 minutos e 1 hora mais cedo na noite da mudança – ou seja, de sábado para domingo – ajuda a atenuar a sensação de noite mal dormida e cansaço no dia seguinte. Isso facilita o ajuste do relógio biológico.

Durma no escuro
Prefira um quarto escuro e aconchegante. A ausência da luz faz relaxar, diminui a temperatura do corpo e estimula a produção da melatonina, hormônio que induz o sono.

Evite se distrair à noite
Nada de mexer no computador, no celular, ou assistir a filmes violentos perto da hora de dormir.
Tudo isso estimula a produção de cortisol e adrenalina, hormônios que prejudicam o sono.

Pratique atividades físicas
O recomendado é que se faça uma atividade física moderada, no mínimo três horas antes de deitar. 5 horas depois de liberar endorfina e aumentar a temperatura corporal, o corpo começa a entrar em um estado de relaxamento, propício para adormecer.

Alimentação
Banana, leite, hortelã e erva-cidreira são alimentos que estimulam a produção de melatonina, hormônio responsável pela indução do sono.

Evite café a noite
Café e outras bebidas que contêm cafeína, estimulam o sistema nervoso central., o que dificulta o corpo a adormecer, ou seja, regular os hormônios, como a melatonina, e relaxar a musculatura.

Serviço
O horário de verão começa à zero hora deste domingo, 19 de outubro, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, para promover redução no consumo de energia elétrica.
Vai até 22 de fevereiro de 2015.
Adiante os relógios em uma hora

Com informações da Veja

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial