Drone-ambulância salva vidas em 1 minuto

Foto: EPA
A tecnologia a favor da vida.
Um estudante de 23 anos anos criou um drone-ambulância que pode levar um desfibrilador para um paciente num raio de 12 km2, em apenas 1 minutos.
A invenção pode aumentar a chance de sobrevivência de 8% para 80%, em pessoas com parada cardíaca.
O trabalho genial foi feito durante um trabalho de graduação.
O estudante de engenharia Alec Momont, da Holanda, foi quem desenvolveu o aparelho, que pode voar a até 100 quilômetros por hora.
O drone-ambulância é impulsionados por seis hélices e pode transportar uma carga 4 kg, neste caso, um desfibrilador.
“Cerca de 800 mil pessoas sofrem uma parada cardíaca na União Europeia a cada ano e apenas 8% sobrevivem”, disse Momont na TU Delft University.
“A principal razão para isso é o tempo de resposta relativamente longo de serviços de emergência de cerca de 10 minutos, enquanto que a morte cerebral ocorre com 4 a 6 minutos”, lembrou.
“Isso se aplica especialmente para situações de emergência, tais como insuficiência cardíaca, afogamentos, traumas e problemas respiratórios, e tornou-se possível porque as tecnologias, como de um desfibrilador para salvar vidas, agora podem projetar [aparelhos] pequenos para serem transportados por um drone”.
Rastreamento
O drone-ambulância rasteia chamadas móveis de emergência e usa o GPS para navegar.
Uma vez no local, um operador, como um paramédico, pode assistir, falar e instruir aqueles que ajudam a vítima, usando uma câmera conectada a uma sala de controle através de uma webcam livestream.
O protótipo já atraiu o interesse dos serviços de emergência, incluindo o de Amsterdã, disse o diário holandês Algemeen Dagblad.
A Fundação holandesa do coração também aplaudiu a idéia, acrescentou o jornal.
Próximos passos
Mas Alec Momont quer mais.
A ideia é que seu robô se torne uma “caixa voadora de ferramentas médicas”, capaz de levar uma máscara de oxigênio a uma pessoa presa em um incêndio, ou uma injeção de insulina para quem tem crise de diabetes.
O drone ainda está em fase de testes.
Ele disse que espera ter uma rede de drones de emergência operacional em toda a Holanda, em cinco anos.
O aparelho deverá custar cerca de 19 mil dólares, cerca de 47 mil reais.
“Espero que ele salve centenas de vidas nos próximos cinco anos”, disse Momont.
Veja como funciona:
Com informações do DailyMail
Matéria sugerida por Karen Gekker

Estudo da Dra. Tatiana da polilaminina sai em revista científica internacional: 75% tiveram melhora
Campanha nacional de vacinação começa para crianças e adolescentes; veja quem deve se vacinar
Idosas aprendem boxe, recuperam força e autoestima: “Parece que tenho 15 anos”
Coleta de sangue sem picada de agulha: tecnologia já está sendo vendida a hospitais; entenda
Especialista faz idoso acamado voltar a andar após 3 anos e vídeo da evolução emociona; assista
Cientista mostra que rejuvenesceu 15 anos após tirar 3 alimentos do cardápio: veja quais
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo