Cresce a participação de mulheres nas política

Foto: WikimediaCommons
A participação das mulheres na política brasileira ainda está longe de representar a composição da sociedade brasileira.
No entanto, nas eleições de 2014, houve um aumento de 46,5% no número de candidatas aos cargos públicos elegíveis em comparação às eleições de 2010.
É o que aponta o artigo “As mulheres nas eleições de 2014” divulgado, na sexta-feira (16), pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República.
O artigo é assinado por Daniela Ramos, Eliana Graça, Gabriela Andrade e coordenado pela secretária de articulação institucional e ações temática da SPM, Vera Soares.
A intenção é traçar um perfil da participação feminina na política e analisar o desempenho das mulheres nas eleições do ano passado.
De acordo com o estudo, para quase todos os cargos houve aumento na participação das mulheres, mas elas ainda representaram 31,07% do total de candidatos.
Congresso Nacional
A disputa para os cargos proporcionais foi a que registrou o maior crescimento na participação feminina: o número de candidatas ao cargo de deputada federal cresceu 88% nas eleições do ano passado.
Foram 935 candidatas em 2010 e 1755 em 2014.
Para o Senado Federal, o número de candidatas também cresceu de 29 em 2010 para 33 em 2014.
O resultado das eleições resultou também em um aumento na participação das mulheres no Congresso Nacional.
Nas últimas eleições, foram eleitas 51 deputadas federais e 5 mulheres para o Senado.Em 2010, haviam sido eleitas 45 deputadas e 7 senadoras.
No entanto, a coordenadora do estudo, Vera Soares, destaca que, apesar do crescimento do número de candidaturas femininas, as mulheres permanecem sub-representadas, já que o aumento do número de candidatas não foi acompanhada de um aumento efetivo do total de mulheres eleitas.
No Executivo
Houve um aumento significativo, nos últimos anos, para o cargo de ministras de Estado.
No mandato de 2011 a 2014, da presidente Dilma Rousseff, das 39 pastas do governo federal, 10 foram chefiadas por mulheres, índice que representa mais de 25% do total de ministérios.
Nas eleições presidenciais do ano passado, apesar do total de 11 candidatos para apenas 3 mulheres, as três candidatas à presidência ficaram entre os quatro primeiros colocados no primeiro turno.
Juntas Dilma Rousseff, Marina Silva e Luciana Genro alcançaram 67 milhões de votos, o que correspondeu a 64,5% do total de votos válidos.
Com informações do Blog do Planalto

Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Pai faz parto da própria filha em casa no DF; não deu tempo
Adolescente encontra US$ 3 mil, devolve e ganha US$ 10 mil de recompensa
Vizinha ouve gritos e salva menina que estava sendo abusada em casa no PR
Divulgada a primeira mochila voadora chinesa, atinge 100 km/hora; assista
Pitbull protege menino de 2 anos que saiu de casa e passou madrugada na rua
Desconhecidos e policiais levantam carro capotado e resgatam bebê preso; vídeo