Facebook: internet grátis a brasileiros pobres

Foto: Roberto Stuckert Filho/AFP
Uma parceria entre o Facebook e o governo do Brasil vai levar internet gratuita para brasileiros de baixa renda.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 10, durante encontro da presidente Dilma Rousseff e o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, no Panamá.
A parceria deverá ampliar o acesso à internet e a serviços públicos no Brasil.
Segundo Dilma, o acordo pretende levar internet de banda larga a populações de baixa renda e a áreas isoladas do país, entre as quais a Amazônia e partes do Centro-Oeste.
“É uma importante parceria que garante acesso aos serviços mais variados via internet”, afirmou a presidente, que se encontrou com Zuckerberg antes da sétima Cúpula das Américas.
Segundo ela, a iniciativa não busca apenas levar a internet a essas áreas, mas ampliar o acesso a serviços públicos por meio da rede.
Dilma afirmou que o projeto é inspirado numa iniciativa que o Facebook mantém no bairro de Heliópolis, em São Paulo.
Neste ano, a empresa abriu um laboratório no bairro paulistano para estimular pequenos comerciantes a anunciar seus serviços virtualmente.
Um dos interesses do Facebook no projeto em Heliópolis é testar o potencial de mercados que ainda estão à margem da rede. A empresa estima que metade das pequenas empresas no Brasil ainda não tenha páginas no Facebook.
A parceria com o governo brasileiro, contudo, aparentemente será mais ampla que o projeto em Heliópolis e também envolverá serviços públicos, embora os detalhes da iniciativa não estejam claros.
Dilma e Zuckerberg não disseram como o projeto será financiado.
Segundo a assessoria da Presidência, o americano viajará ao Brasil em junho para anunciar a parceria oficialmente.
Segundo Zuckerberg, é a primeira vez que o Facebook fecha um acordo desse tipo com um governo.
“Acredito que o acesso à internet é um pedaço importante de infraestrutura para conectar as pessoas à economia moderna, para obter educação, informação sobre empregos, saúde, para conectar as pessoas a quem elas amam”, disse ele.
A iniciativa integra o projetointernet.org, liderado pelo Facebook e que busca ampliar o acesso global à rede.
Zuckerberg viajou ao Panamá para divulgar o projeto entre líderes políticos e empresariais da região.
Com informações da BBC