Só Notícia Boa
Comercial

Missão da Caixa e do BB: tirar Brasil da crise

Rinaldo de Oliveira
19 / 08 / 2015 às 00 : 00


Foto: reprodução/BB/CEF

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil vão agir para socorrer a indústria e tentar tirar o Brasil mais rápido da crise.
Os dois bancos públicos vão oferecer linhas de crédito, com juros mais baixos às empresas que se comprometerem a não demitir funcionários.
A Caixa anunciou nesta terça-feira que vai socorrer a indústria automotiva e o setor de autopeças, os que mais empregam no país.
Os empréstimos serão para capital de giro e investimento.

“Como a presidente (Dilma Rousseff) tem dito, nós estamos numa travessia, estamos tomando um conjunto de medidas. Medidas de ajuste, mas também medidas de construir as condições de atravessar esse período”, disse a presidente do banco, Miriam Belchior, à Reuters.

Ela acrescentou que as medidas anunciadas nesta terça são resultado de discussões da indústria automotiva com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Segundo Miriam, o governo orientou o banco a replicar o modelo de apoio ao setor automotivo anunciado nesta terça-feira a outras indústrias, incluindo alimentos, papel e celulose, química, fármacos, eletroeletrônica, energia elétrica, telecomunicações e petróleo e gás.

Comercial

A presidente da Caixa afirmou que os valores que serão desembolsados para os outros setores além do automotivo ainda serão definidos.

Juros
A Caixa informou que fornecedores de autopeças terão linhas de crédito para capital de giro e investimento com juros a partir de 0,83% ao mês, prazo de 60 meses e carência de até seis meses.

O banco também oferece linhas de crédito para renovação de frota de transporte público e financiamento para máquinas e equipamentos novos e usados com juros a partir de 1,5% ao mês mais variação da Taxa Referencial com carência de até 6 meses e prazos de até 60 meses.

 
Banco do Brasil
O anúncio da Caixa foi feito um dia antes do Banco do Brasil reunir as mesmas entidades do setor automotivo para tratar de medidas de apoio à indústria. 

Em comunicado, o BB afirmou que serão lançadas “ações de apoio e fomento ao setor automotivo e sua cadeia produtiva”, sem dar mais detalhes.

Queda na produção
A produção de veículos do Brasil acumulou queda de 18% de janeiro a julho sobre o mesmo período do ano passado e o número de postos de trabalho ocupados na indústria no mês passado foi quase 10% menor que um ano antes, a 135,7 mil. A Anfavea prevê queda de 17,8% na produção e de 20,8% nas vendas de veículos novos sobre 2014.

Repercussão
O presidente da Anfavea, Luiz Moan, afirmou em comunicado que a ação da Caixa “tem grande potencial para impulsionar o mercado e auxiliar a indústria automobilística a superar as complexidades do panorama atual”.

Com informações da Reuters e G1

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial