Largou emprego para ensinar 70 mil alunos pelo Youtube

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Largou emprego para ensinar 70 mil alunos pelo Youtube
Foto: reprodução/TheBetterIndia

A paixão por ensinar fez a jovem Roshni deixar seu emprego e começar uma escola virtual, onde leciona gratuitamente ciências e matemática para crianças em idade escolar.

Seu canal no YouTube tem mais de 70.000 assinantes e ela já postou mais de 3.900 vídeos até agora, com lições de física, química, matemática e biologia.

Quando criança, Roshni Mukherjee sonhava em ser professora.

Ela fez mestrado em Física em 2011 e lançou o canal ExamFear.com, uma plataforma online onde leciona para alunos de 9 a 12 anos.

Hoje o canal no YouTube tem mais de 74 mil assinantes.

“Foi a paixão que me fez começar o ExamFear. Descobri que muitas escolas que oferecem educação de qualidade são muito caras, enquanto aquelas escolas que são mais baratas geralmente não têm educação de boa qualidade. Então, eu queria uma plataforma que pudesse abordar esta questão e ajudar os alunos que não podem pagar para pagar mensalidades “, diz Roshni.

Depois de concluir seu mestrado, Roshni queria entrar na profissão docente, mas, devido à morte prematura de seu pai, ela teve que aceitar um emprego uma empresa multinacional para sustentar a família.

Os planos de dar aula ficaram para trás, mas não saíram da cabeça da jovem.

O canal

Ela começou o ExamFear enquanto trabalhava na multinacional.

“Foi muito agitado. Gostaria de trabalhar seis dias por semana e fazer os vídeos à noite, ou aos domingos “, lembra ela.

Mas como o número de assinantes cresceu bastante, Roshni ficou mais confiante sobre sua empresa. Ela deixou o emprego para fazer o ExamFear em tempo integral e hoje posta um vídeo por dia.

Os comentários e as mensagens que ela recebeu de estudantes em todo o país impulsionara a jovem professora.

“Eu recebo mensagens de tantas pessoas. Recentemente, um estudante me disse que ele tem seguido meus vídeos há 3 anos, e eles o ajudaram a ter boas notas em seus exames. Ele conseguiu passar no NIT. Esses exemplos me dão motivação “, diz Roshni.

Além dos vídeos, Roshni olha os comentários e resolve quaisquer dúvidas que os alunos possam ter.

Método

Ela sempre tenta relacionar Ciências e Matemática com exemplos da vida real, para tornar os conceitos  difíceis em situações mais fáceis de entender. O uso de imagens e gráficos torna as lições mais interessantes e compreensíveis.

Dinheiro
Como as aulas são de graça e não Roshni não tem um emprego permanente, ela lançou um site onde qualquer pessoa pode contribuir para o seu empreendimento.

“O canal já começou a fazer um pouco de dinheiro, a partir de anúncios do Google. Além disso, tenho uma seção no site onde as pessoas podem contribuir com o que eles quiserem, de forma voluntária. Se alguém quiser pagar, ele pode “, diz ela.

No futuro, Roshni quer expandir seu trabalho. Ela está planejando fazer vídeos para os estudantes de 6 a 8 anos também. E quer fazer vídeos para ensinar Inglês básico também.

“Há muitas crianças que não são fluentes em Inglês. E uma como elas podem acessar o YouTube em qualquer lugar, isso vai ser muito útil para elas “, diz.

Roshni quer que seus vídeos possam chegar a locais remotos do país, onde os alunos que não têm acesso a boa educação poderão se beneficiar deles.

Veja como ela ensina:

Youtube tumbnail video

Contatos, no site dela ou pelo e-mail: examfearvideos@gmail.com

Com informações do TheBetterIndia

Matéria sugerida por Karen Gekker