Preço dos combustíveis vai cair nos próximos dias no DF

O preço dos combustíveis deve começar a cair nos próximos dias no Distrito Federal, por força judicial.
Quem admite é a assessoria de imprensa da companhia Cascol, dona de praticamente um terço dos postos do DF.
A empresa, historicamente, comanda o mercado de combustíveis na capital do país e dita os preços a serem adotados pelas demais redes.
O promotor de Justiça Paulo Roberto Binicheski reforçou que a população deve contar com uma queda no preço da gasolina nas bombas “nas próximas semanas”.
Motivo
Tudo isso acontece depois que a 3ª Vara Cível de Brasília determinou que a Rede Cascol, apontada como “cabeça” do cartel no DF, limite a margem de lucro sobre a gasolina comum em 15,87% nos próximos seis meses.
A decisão saiu na última sexta-feira, 22 e o prazo já está em vigor.
A Cascol assinou um Termo de Ajustamento de Conduta em que se compromete em “promover os ajustes necessários nos preços dos combustíveis da gasolina comum”.
A execução provisória veio após ação da Prodecon, Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor e um Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado também nesta segunda-feira (25).
A decisão impõe uma multa de R$ 50 mil a cada “situação de descumprimento”.
Cartel
O nível da margem de lucro refere-se à ação civil pública de 2007, contra o aumento considerado abusivo de preços praticados pela Rede Cascol, ressuscitada após a deflagração da Operação Dubai, que em novembro de 2015 desbaratou o cartel de combustíveis na capital do país.
Com informações do Fato OnLine