Foz do Iguaçu faz valer o título: uma das 7 Maravilhas do Mundo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Foz do Iguaçu faz valer o título: uma das 7 Maravilhas do Mundo
Foz do Iguaçu/Foto: Ninna Crot||||||||

Por Ninna Crot, de férias em Foz do Iguaçu, especial para o SoNotíciaBoa

As Cataratas de Foz do Iguaçu, escolhidas como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, é composta por 275 quedas d’águas (dois terços delas no território Argentino) é um cenário ecológico natural que inebria seus espectadores diante de uma beleza estonteante.

A reserva natural do Parque Nacional do Iguaçu, além de abrigar as famosas Cataratas, é considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

Para vivenciar esta beleza, o turista deve vivenciar os dois lados da moeda, ou seja, visitar as Cataratas do lado brasileiro, Parque Nacional do Iguaçu e do lado Argentino, Parque Nacional  del Iguazú.

Hospedados no Belmond Hotel das Cataratas, único hotel instalado dentro do parque, o suíço Jean-Daniel Crot, meu marido e eu (Ninna), é claro, iniciamos nosso trajeto pela Trilha das Cataratas, que fica frente ao hotel, o caminho onde os sonhos parecem não ter fim.

foz3

Meu marido, o suíço Jean-Daniel Crot

São 1.200 metros que nos levam frente à mais impressionante de todas as cataratas, que marca a fronteira entre a Argentina e o Brasil: a “Garganta do  Diabo” (em espanhol, Garganta del Diablo), uma queda d’água em forma de U, com 82 metros de altura, 150 metros de largura e 700 metros de comprimento. É a mais gigantesca de todas, que marca a fronteira entre a Argentina e o Brasil.

Nessa trilha encontramos animais das mais diferentes espécies como pássaros, borboletas, cigarras, lagartos e, muitos quatis (com esses é preciso ter atenção; não acariciá-los e nem dar nenhum tipo de alimento, porque podem atacar. São os famosos “bonitinhos mais ordinários”.

A cada passada Crot confirmava mais e mais a vontade que tinha em conhecer o Brasil e suas particularidades.

“Este País é divinamente belo. Para todos os lugares turísticos em que vamos encontramos uma maravilha melhor que outra. Muito lindo, estou encantado”, confessou.

foz6

Amizades

Conhecemos um casal québequiano (do Québec), Julie Otis e Richard Villeneuve, super simpáticos, que nos acompanharam em alguns passeios.

Fomos ao Parque das Aves, que está localizado na entrada do Parque Nacional do Iguaçu.

O passeio dura em torno de uma hora e é feito pelo interior de imensos viveiros, compostos de pequenas trilhas pela encantadora selva, onde é possível fotografar e admirar as várias espécies de pássaros, cobras, jacarés, borboletas, entre outros.

foz5

Eu, casal amigo Julie Otis e Richard Villeneuve e Jean-Daniel Crot

foz9

Também fizemos a grande aventura no Macuco Safari, que inicia com uma trilha na mata atlântica, em carro aberto e percorre cerca de 2 quilômetros, com guias bilingues que durante o percurso pela mata explicam sobre a fauna e a flora.

No caminho podemos observar orquídeas, palmitos, bromélias, árvores centenárias, além dos animais silvestres, que de vez em quando atravessam a trilha.

Na segunda etapa percorremos um trecho de 600 metros pelas trilhas que conduzem à cachoeira Salto Macuco e chegamos ao ponto onde estão os barcos infláveis, para fazermos o tão desejado passeio de barco, de onde saímos encharcados e felizes.

Há também outros passeios que se pode fazer em Foz do Iguaçu como Passeio Panorâmico, Salto de Paraquedas, Usina Hidrelétrica de Itaipu, entre outros.

foz2

Lado Argentino

Para ir até o lado argentino do Parque Nacional do Iguazú, você precisará atravessar a fronteira através da Ponte Internacional Tancredo Neves.

Antes, você deverá trocar alguns pesos em alguma casa de câmbio, porque para comprar o ingresso e consumir algo dentro do parque, são aceitos apenas pagamentos em pesos.

O visitante deve estar munido de documento pessoal (Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação ou Passaporte) desde que não seja emitido há mais de dez anos, para não correr o risco de ser barrado, como aconteceu com nossos amigos québequianos Julie Otis e Richard Villeneuve – mas isso não impediu o grande sonho dos dois.

Eles retornaram e, a cerca de cinco quilômetros da aduana encontramos uma agência credenciada em vistos para estrangeiros, onde fizeram a documentação na mesma hora.

O preço? Salgado!  US$ 92 por pessoa.

“Ufa é caro”, disse Otis. “Mas isso não vai nos impedir de visitar as Cataratas del Iguazú”.

“As Cataratas, são qualquer coisa de tirar o fôlego, um espetáculo que faz brilhar os olhos de qualquer um”, ressaltou.

Já Villeneuve comparou o valor do visto como se fosse o do ouro, muito alto.

O suíço, Crot não precisou de visto, somente de passaporte, mas os estrangeiros pagam mais caro os ingressos para a entrada, tanto no Parque Nacional do Brasil quanto no da Argentina

Para se movimentar entre as áreas do parque é preciso tomar um trenzinho que leva até a estação Cataratas e pegar um outro que leva à estação Garganta do Diabo.

A partir dai começa mais uma viagem ao mundo encantado das Catarata do Iguazu (Argentina), tudo lindo e novamente na companhia da natureza e de animais nativos.

“Conhecer este lugar é mágico, inimaginável, qualquer coisa de fantástico. Jamais vi algo assim em toda a minha vida. Parece um sonho, aliás o Brasil é lindo, cheio de coisas lindas, cada vez que venho aqui fico verdadeiramente encantado com a beleza que este País tem”, afirma Crot, com aval de Otis e Villeneuve.

foz4

Localização

Foz do Iguaçu está situada ao Oeste do Paraná.  Faz fronteira com o Paraguai e a Argentina e, segundo o Ministério do Turismo, recebe cerca de 2 milhões de visitantes por ano, além de ser a terceira cidade mais visitada por turistas estrangeiros.

Recentemente Foz do Iguaçu foi escolhida para alocar a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, uma instituição de ensino superior preocupada com a criação de um ambiente multicultural e interdisciplinar, capaz de produzir profissionais e pesquisadores voltados para o desenvolvimento econômico, social, cultural e político da região, num espírito de igualdade entre todos os povos e culturas do continente.

foz7

Área de preservação

O Parque Nacional de Foz do Iguaçu responde pela preservação de espécies animais que correm risco de extinção, como a onça pintada e o jacaré de papo amarelo.

Ao longo de sua extensão, engloba florestas intocadas e uma das paisagens naturais mais belas do País, como o rio Iguaçu e o Parque Nacional Iguazú, na Argentina.

foz1

O parque brasileiro, fica a 25 quilômetros do Centro de Foz do Iguaçu e a 10 quilômetros do aeroporto local, que é menor, mas conta com uma boa infra-estrutura.

Do ponto central de visitantes saem ônibus panorâmicos e climatizados que têm autorização para circularem dentro do parque, parando nos pontos turísticos.