Pessoas com deficiência vão à praia pela 1ª vez: emoção

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Pessoas com deficiência vão à praia pela 1ª vez: emoção
Foto: Francisco Arrais/PortalDeSantos

Praia Acessível. O projeto, que leva portadores de deficiência para conhecer o mar, mobilizou um grupo de 52 pessoas na semana passada, entre deficientes, familiares e técnicos.

O grupo de Embu das Artes, na grande São Paulo, conheceu a praia de Santos, no litoral Sul de São Paulo. Os relatos do que sentiram são emocionantes.

A cadeirante Tania Mara Martins, 28, confessou que ficou “hipnotizada” pelo mar e nem reparou no imenso jardim da orla de Santos, o maior do mundo. “É bom sentir o mar batendo no corpo”.

A mãe dela revelou que Tania acordou às 5h para o passeio, que tinha saída programada para as 9h. “O contato com a natureza é bom para todo mundo”.

Rita de Cássia Pereira, 32 anos, deficiente visual, disse ser boa a sensação de entrar no mar e pisar na areia. “Faz bem para o corpo eu me sinto tranquila”.

O irmão dela, o servidor público Sebastião Roberto Pereira, 37, comentou que Rita estava motivada para o passeio. “Está sendo bom para o emocional dela”.

O passeio

O Praia Acessível é um projeto da prefeitura de Santos em parceria com o governo do Estado de São Paulo e funciona em várias praias paulistas.

Ele permite que pessoas com mobilidade limitada e necessidades especiais desfrutem do banho de mar em cadeiras anfíbias. Dois monitores deram apoio aos visitantes na visita do último dia 23.

O projeto, totalmente gratuito, começou no Carnaval de 2010 e garante às pessoas com dificuldade de locomoção o prazer de um banho de mar.

A receptividade foi tão positiva que, Hélio Cabral, coordenador do Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência de Embu das Artes, na Grande São Paulo, já antecipou que pretende voltar a Santos com outro grupo e quer conciliar o banho de mar com visita ao Aquário Municipal.

O Praia Acessível ocorre durante o ano inteiro. Fora da alta temporada, funciona de forma alternada: uma semana em frente ao Aquário Municipal e outra no posto próximo ao canal 3.

Serviço 

Agendamentos pelo e-mail codep@santos.sp.gov.br

Com informações do Portal de Santos