Estudantes vão ganhar computador e aprender a programar

O Reino Unido dá o exemplo. Nos próximos meses, alunos que tenham entre 11 e 12 anos receberão um microcomputador de graça para aprender noções básicas de programação.
O Micro Bit é desenvolvido pelo programa Make It Digital da emissora estatal BBC.
Ele será entregue para cerca de um milhão de estudantes da Inglaterra, da Escócia, da Irlanda do Norte e do País de Gales.
Além do dispositivo, os alunos terão acesso a um aplicativo para smartphone, um portal na internet – em que poderão aprender e trocar experiências de programação – e um kit que poderá ser usado para criar jogos e pequenos mecanismos de robótica, por exemplo.
Com esta iniciativa, o governo britânico espera que os estudantes deixem a escola sabendo programar computadores, em vez de apenas usá-los.
“Mal podemos esperar para ver o que os estudantes farão com os microcomputadores”, disse Sinead Rocks, que comanda o Make It Digital.
“Eles já vieram com todo tipo de ideia durante os testes e os eventos que fizemos pelo país: projetos que resolvem alguns probleminhas do dia-a-dia, outros que têm grandes chances de retorno financeiro e alguns que eram somente muito divertidos”, ela explica.
Além de distribuir o dispositivo gratuitamente para os estudantes, a BBC pretende colocar o microcomputador no mercado com um preço muito mais barato do que os produtos do tipo já disponíveis.
Com informações da Revista Galileu