Cientistas desenvolvem vírus ‘anti-câncer’: regressão de tumores

Uma boa notícia anunciada por pesquisadores da Argentina poderá significar o fim dos tumores cancerígenos.
Os cientistas modificaram geneticamente o vírus que causa resfriados e conjuntivite e estimularam a força do vírus para combater células tumorais. O vírus, chamado de ‘Oncolytic’, procura matar as células do tumor.
A iniciativa não é nova, investigações científicas sobre imunoterapia tem sido realizadas nos últimos 100 anos. Contudo, os cientistas do Laboratório de Biologia Molecular e Terapia celular em Buenos Aires afirmam que sua a descoberta contribui para o campo médico.
“Nós preparamos um vírus com a capacidade de estudar tudo o que é característico do tumor e para atacar todas as suas células, ou seja, temos uma abordagem bastante diferente para o que foi feito até hoje” diz o médico Osvaldo Podhjacer, chefe do Laboratório molecular e celular na Fundação Instituto Leloir.
A novidade é que o vírus modificado ataca as células de crescimento do tumor.
“A descoberta é interessante já que revela o comportamento das células ao redor do tumor. Atualmente temos uma maior compreensão do que acontece com as células em torno do câncer, que também são modificadas nesse ambiente e começam a se deteriorar”, destaca o professor Lawrence Young, vice-Reitor da Universidade de Warwick.
O professor alerta para o caráter desafiador da pesquisa, que deve considerar as defesas do sistema imunológico no tratamento intensivo dos tumores.
Outro fator positivo citado pelos cientistas é que novas descobertas terapêuticas contra o câncer podem desencadear uma grande dose de esperança e isso pode se traduzir um fundos para pesquisas futuras.
Novas terapias
Em 2015 reguladores dos Estados Unidos e, em seguida, da Agência Europeia de Medicamentos aprovaram o uso de um vírus herpes para tratar melanoma.
A iniciativa abriu caminho para que estas novas modalidades terápicas possam se tornar parte do tratamento do câncer.
Com informações da Reuters
Tradução: Rodrigo Lins, direto da Flórida

Ciência vai estudar irmãs brasileiras centenárias para descobrir segredo da longevidade
Caneta emagrecedora começa a ser testada no SUS em 250 pacientes: fim da bariátrica?
Terapia contra câncer leva 5 pacientes com lúpus à remissão e devolve sonhos: “minha vida mudou”
Fim da ressonância? Scanner corporal por ultrassom mapeia organismo em 1 minuto: mais barato e na piscina
Anvisa aprova remédio contra ondas de calor da menopausa sem uso de hormônios
Comprimido para tratar câncer de mama avançado é aprovado pela Anvisa e traz nova esperança
Mulher ganha na loteria e realiza sonho da vizinha que a ajudou em tempos difíceis
Motoboy salva bebê que engatinhava sozinha na rua de madrugada; mãe foi presa
Mulher resgatada viva, após 86h sob os escombros do terremoto na Venezuela, pediu a Deus; vídeo
Veja por que a maior torcida brasileira fora do Brasil fica em Bangladesh; indiano explica
Vovó japonesa de 98 anos comemora vitória do Brasil sobre o Japão e vídeo encanta as redes
Quem é Martinelli, o herói que salvou Brasil de vexame na Copa, aos 50 do 2º tempo