Alimentos para combater o sono e o cansaço: 9 dicas simples

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Foto: reprodução
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Ninguém merece ficar bocejando o dia inteiro, sonhando com a cama, enquanto as horas no trabalho não passam.

Independentemente da causa do cansaço uma das alternativas é fazer exercícios físicos, que aumentam as concentrações de endorfina e ela, por sua vez, melhora o sono, ajuda a relaxar e a controlar o apetite.

Mas sãos os alimentos os grandes responsáveis por melhorar o pique, ou baixar a bola. “Se as horas de sono estão boas e a rotina do dia a dia não está tão pesada assim, uma alimentação inadequada pode estar ocasionando esse cansaço extremo e sonolência.” – afirma a nutricionista Patrícia Cruz, mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

Alimentos que espantam o cansaço

Procure comer alimentos com carboidratos (principal fonte de energia), gorduras boas e frutas secas:

  • pães
  • cereais integrais
  • aveia
  • granola
  • milho
  • frutas oleaginosas (castanhas de caju e amêndoa)
  • banana
  • laranja

Segundo a nutricionista, a quantidade certa varia de acordo com cada indivíduo. As recomendações da OMS indicam consumir diariamente 450g de vegetais folhosos e frutas.

“O ideal durante a noite é fazer uma refeição com alimentos mais leves, por exemplo, arroz integral, legumes e verduras, carnes brancas, pois não vão interferir na qualidade do sono” – recomenda Patrícia.

Alimentos para pioram o cansaço

Os alimentos que devem ser evitados são aqueles que não trazem nenhum benefício para o organismo, como:

  • alimentos ricos em gorduras
  • refrigerantes
  • bebida alcoólica e
  • cafeína em excesso

Dormir melhor

As horas de sono ideais variam de pessoa para pessoa. A nutricionista diz que o mais importante é a qualidade do sono.

“Você pode dormir 6 horas e ter um bom sono, fazendo todas as fases e acordar renovado. Por outro lado, algumas pessoas dormem 10 horas por noite, mas acordam a todo instante, não fazem um ciclo inteiro de sono e acordam mais cansados do que foram dormir” – explica.

9 dicas para uma boa noite de sono

  • Beba água
  • Não fique longos períodos em jejum
  • Pratique atividade física
  • Tente ir para cama no mesmo horário sempre
  • Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes
  • Introduza leite e iogurte na sua rotina alimentar
  • Deixe os problemas para fora da cama
  • Desligue-se de todos os aparelhos móveis possíveis
  • Não fume

Da redação do SóNotíciaBoa