Correr afasta pensamentos negativos, comprova neurociência

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Foto: Reprodução
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Correr tem diversas vantagens pra saúde. Mas o que os neurocientistas vem comprovando ao longo do tempo é que a corrida também muda os pensamentos.

Sim! Ela afasta pensamentos negativos e faz uma espécie de reprogramação cerebral.

Quem nunca sentiu que a perspectiva é mais positiva depois de uma corrida e que as coisas que te incomodavam já não parecem tão ruins?

Uma pesquisa realizada no campo da neurociência mostra os efeitos do exercício aeróbico na clareza cognitiva e bem-estar emocional.

Novos Neurônios

Costumava ser aceito que nós nascemos com uma certa quantidade de neurônios, e que no momento em que nos tornamos adultos os neurônios deixariam de ser criados.

Isso, no entanto, foi provado como errado.

Através de pesquisa em animais, foi descoberto que novos neurônios são continuamente produzidos no cérebro ao longo de toda a vida.

Karen Postal, presidente da Academia Americana de Neuropsicologia Clínica diz que a única atividade mostrada para desencadear o nascimento destes novos neurônios é o exercício aeróbico vigoroso.

“Se você está se exercitando – cerca de 30 a 40 minutos – e sua, novas células cerebrais estão nascendo”, diz Postal.

Então, suar na esteira, ou a céu aberto, está fazendo muito bem ao seu cérebro e ajudando-o a permanecer mentalmente saudável pelos próximos anos.

Afasta o pensamento negativo

Um estudo realizado por Emily Bernstein e Richard McNally, verificou-se que o exercício aeróbico pode ajudar a reduzir as emoções negativas.

Bernstein é uma corredora e disse “eu noto que me sinto melhor quando estou ativa”.

Ela queria descobrir o motivo e saber exatamente o efeito que o exercício tem sobre nós. O estudo se propôs a analisar a forma como o exercício altera o modo como as pessoas reagem às suas emoções.

Os participantes foram orientados a correr durante 30 minutos, ou se esticar e depois assistiram à cena final do filme de 1979, O Campeão.

Os participantes, em seguida, relataram suas respostas emocionais. Verificou-se que aqueles que tinham corrido por 30 minutos se recuperaram mais rapidamente de sua experiência emocional triste, do que aqueles que tinham apenas se esticado.

Memória de trabalho reforçada

Um estudo recente intitulado: “Acute Aerobic Exercise Increases Cortical Activity during Working Memory: A Functional MRI Study in Female College Students” (Exercício Aeróbio Forte Aumenta Atividade Cortical durante Memória de Trabalho: Um estudo de ressonância magnética funcional em universitárias) mostra o efeito do exercício aeróbio sobre a função cognitiva.

O estudo analisou o efeito de uma sessão de exercício aeróbio sobre a memória de trabalho.

Quinze mulheres jovens participaram. Elas foram examinadas, após uma sessão de exercício agudo, usando um MRI (ressonância magnética), enquanto realizavam uma tarefa de memória de trabalho.

Verificou-se que o córtex e o hemisfério frontal esquerdo mostraram sinais de melhora nos processos de controle.

A partir dessas constatações, os pesquisadores notaram que: “o exercício agudo poderia beneficiar a memória de trabalho em um nível macro-neural”, ou seja, há uma ligação entre exercícios aeróbicos e melhoria na memória.

Conclusão

Da próxima vez em que estiver em uma corrida saiba que você não está apenas ajudando o seu cérebro em um nível neurológico, mas está também trabalhando para melhorar a sua saúde emocional.

Suas habilidades cognitivas, como a memória, serão melhoradas, e sua visão da vida provavelmente será mais positiva.

Se você ainda não corre, pode tirar os tênis do armário e dar-lhes uma chance.

Com informações de O Segredo