Brasileira é a primeira a ser vereadora nos EUA

842
Foto: Reprodução Facebook
Foto: Reprodução Facebook

A brasileira Margareth Shepard foi eleita vereadora do município de Framingham, que fica no estado de Massachusetts, nos EUA.

É a primeira brasileira eleita, a ocupar um cargo na política dos Estados Unidos.

Shepard, goiana da cidade de Inhumas, próximo a Goiânia, já era uma representante da cidade no conselho representativo desde o fim de 2015.

“Estou honrada e agradecida por ter sido eleita para representar o 7º Distrito no primeiro governo de Framingham”, declarou Shepard, ao jornal local “Framingham Source”.

“Minha vitória é o resultado do trabalho da comunidade e da confiança em uma ex-imigrante sem documento que ‘está aqui para ficar’ e retribuir à cidade todas as coisas boas que recebi dela nos últimos 25 anos”, acrescentou.

Engajada

A cidade, a 36 km de Boston, possui cerca de 68 mil habitantes.

Em abril, os residentes votaram a favor da troca de sistema de administração, até o momento feito por meio de um conselho representativo – comum em alguns estados dos EUA – que passará em 2018 para um modelo com prefeito e câmara legislativa separadas.

A brasileira também se engajou em outras atividades políticas, como a arrecadação de fundos para a campanha à Presidência da democrata Hillary Clinton, de acordo com a mesma reportagem.

História

Segundo o “Framingham Source”, Shepard se mudou com a família para a cidade norte-americana em 1992, onde se estabeleceu como proprietária de uma empresa de serviços de limpeza.

Ela também é co-fundadora do movimento Brazilians for Political Education, organização que ajuda brasileiros, além de membros de outras comunidades, a participar da política.

Com informações do G1